AMPEB AMPEB

Notícias

04/04/2014 16:15 A Ampeb

XII CONGRESSO – Programação científica e organização foram destaque para conferencistas e participantes

COMPARTILHE:

A variedade e a riqueza dos temas abordados pelo XII Congresso do Ministério Público da Bahia foram destacadas por participantes e conferencistas que foram hoje, sexta, 4, participar do último dia da programação do evento. A organização e a reformulação do formato do congresso também foram pontos citados e elogiados por alguns que deram depoimento para a Assessoria de Comunicação da Ampeb. Abaixo seguem alguns dos depoimentos colhidos do público presente.

O evento ocorreu no Sheraton Bahia Hotel, Campo Grande, no Centro da Cidade. Em edições anteriores, a Ampeb optava por realizar em hotéis mais afastados, como no Litoral Norte, para conciliar mais momentos de integração com as opções de lazer do complexo, numa maior quantidade de horários livres. A mudança, inclusive, foi citada pelo presidente da associação, Alexandre Soares Cruz, nas palavras finais, hoje, após a conferência de encerramento: “Assumimos o risco, a classe respondeu bem”.

Para Cruz, a resposta dos associados mostrou a eles que o caminho do hotel urbano também dá certo. Ele agradeceu a presença de todos e considerou o XII Congresso um sucesso. Durante três dias, o evento reuniu procuradores e promotores de Justiça, estudantes, bacharéis em Direito e profissionais da área jurídica – aproximadamente, 250 inscritos – em discussões que lançaram um olhar sobre o Ministério Público e suas relações com a sociedade em torno das principais temáticas que envolvem a atuação da instituição, suas interações e intermediações.

Veja abaixo alguns depoimentos dos participantes do evento, suas opiniões e considerações sobre a programação.

“Avalio o congresso como de excelente qualidade. Os palestrantes trouxeram conhecimentos aprofundados para a nossa atuação e parabenizo a Ampeb pelo evento.” – Patrícia Medrado, promotora de Justiça do GEPAM.

“Estou gostando muito do congresso, dos temas que foram abordados, dos palestrantes também, está tudo muito bem organizado” – Pedro Safira, promotor de Justiça de Alagoinhas

“Estou achando o congresso muito interessante, muito bom. Participei de três painéis  e fica difícil dizer qual foi o melhor tema, todos foram bons” – Ubirajara Padilha, promotor de Justiça de Itaparica

“Eu considero este evento como uma reformulação dos congressos da Ampeb, uma proposta diferenciada, centrada na questão científica e no acolhimento e interação dos colegas, com palestrantes de altíssimo nível, professores da ciência política, promotores de Justiça reconhecidos nacionalmente e internacionalmente, com um debate franco, com participação da plateia de promotores. Também é uma iniciativa interessante a abertura do congresso para pessoas de fora do Ministério Público, é importante porque a consciência crítica do Ministério Público não pode estar enclausurada, fechada em si próprio”. – Paulo Matos, promotor de Justiça de Irecê

“Estou feliz com o convite, pela função que hoje ocupo eu acho que é muito importante estar em parceria com o Ministério Público estadual. Me sinto muito honrado em não só vir, como de fazer o encerramento, que geralmente costuma ser um prestígio. Pra mim é motivo de muita felicidade e alegria”. – José Alfredo de Paula Silva, procurador da República e procurador regional Eleitoral.

Ministério Público do Estado da Bahia Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Conselho Nacional do Ministério Público