Mútua pode ser descrita como uma associação de caráter não-lucrativo, formada de forma voluntária para prestar auxílio a seus membros, em caso de necessidade, baseado no mutualismo, ou seja, contribuição de todos para benefício individual de cada um dos contribuintes. Podem ser instituídas para dar assistência à saúde, assistência jurídica, em caso de morte, entre outras.
A mútua da Ampeb foi instituída em 1996 com o intuito de distribuir pecúlios por falecimento de associados aos beneficiários por eles indicados. Vigente até hoje, esse instrumento de cooperação é administrado por uma comissão formada pelo presidente da entidade, pelo vice-presidente e pelo diretor financeiro.
O valor do pecúlio a ser pago aos beneficiários é igual ao montante desembolsado pelo filiado multiplicado pelo número de membros da mútua. A contribuição equivale a 1% dos subsídios do cargo de promotor de Justiça Substituto e é descontada integralmente dos subsídios ou dos proventos do filiado, apenas no mês do falecimento do associado ou no subsequente.
Os associados da Ampeb podem aderir à mútua. Para mais informações sobre a mútua da associação, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria, no telefone: 71 33202313.