Notícia

14 de setembro de 2020 - 16:00 - Em destaque Notícias

VAMOS FALAR DE FINANÇAS? – Palestra sobre “Gestão de patrimônio e planejamento financeiro” foi realizada na manhã de hoje (14)

A Ampeb realizou, na manhã desta segunda-feira (14/09), a segunda palestra de 2020 do projeto de educação financeira “Vamos falar de finanças?”. Na abertura do evento, que teve como tema “Gestão de patrimônio e planejamento financeiro”, o presidente da Ampeb, Adriano Assis, destacou a importância de colocar o tema em debate entre os associados após as diversas mudanças legislativas com relação à aposentadoria dos servidores públicos.

Inicialmente, Bruno Rodrigues, da regional de investimentos do Bradesco, em São Paulo, falou sobre planejamento financeiro, cenário econômico e projeções da instituição financeira. Sobre o primeiro item, Bruno tratou da relação Renda x Tempo, necessidade de definição de padrão de vida e capacidade de poupança de cada investidor. De acordo com o palestrante, é fundamental olhar para o que é possível ter controle para traçar um plano financeiro.

A respeito do cenário econômico, apresentou-se breve panorama da situação local e internacional e as principais influências, como aumento de gastos públicos, reformas estruturais, reabertura econômica, chegada da vacina contra o coronavírus, além das eleições americanas e guerra comercial entre países. Bruno frisou que todos devem buscar a diversificação dos investimentos por conta da redução das taxas de juros para investimentos em renda fixa.

Sobre as projeções, Bruno trouxe dados sobre o aumento do dólar, inflação, juros e PIB do próximo ano. Outrossim, falou do olhar individual e das carteiras recomendadas para cada perfil de investidor.

O segundo palestrante, o coordenador da plataforma de relacionamento Vida e Previdência do Bradesco, Estevam Colombo, tratou da carteira de investimentos para previdência privada e as vantagens em adquirir o produto, que não entra em inventário e pode ter isenção de ITCMD. Colombo mostrou as características do PGBL e VGBL e seus respectivos regimes tributários: progressivo ou compensável e regressivo ou definitivo.

Ao final, Adriano apresentou questionamentos dos associados a respeito das vantagens de adquirir um plano com idade mais avançada e as carências existentes para repasse do investimento em caso de óbito do titular, além de questionamentos sobre a possibilidade de portabilidade de investimentos de outras naturezas para uma previdência privada.

Também estiveram presentes no encontro Taís Fiuza, gerente do segmento Top Tier, do Bradesco, Mara Castro, gerente-geral da plataforma Prime na Bahia, Taís Oliveira, gerente de relacionamento e especialista em previdência privada do banco, e Patrícia Yamashita, advisor do Bradesco.

Reveja aqui a palestra!

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!