AMPEB AMPEB

Notícias

29/03/2022 09:05 Em destaque Outras Notícias

Um tour pela Salvador de 473 anos

COMPARTILHE:
Um tour pela Salvador de 473 anos

A primeira capital do Brasil completa 473 anos nesta terça-feira (29). Mesmo enfrentando uma pandemia e índices alarmantes de desemprego e inflação, Salvador pode comemorar o fato de estar entre os três destinos mais disputados do país.

Com uma população estimada em 2,9 milhões de pessoas, segundo o IBGE, a maior cidade da Bahia é símbolo de cultura, tradição e diversidade. Quem passa por Salvador, normalmente, tem como paradas obrigatórias o Pelourinho, o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda e o Farol da Barra, pontos turísticos que atraem milhares de pessoas todos os anos.

No quesito praias, são mais de 40 km de extensão. Algumas das mais requisitadas são o Porto da Barra, Piatã, Itapuã, Flamengo, Stella Maris, Ribeira, Boa Viagem e São Tomé. Aos finais de semana, a disputa por um lugar na areia ou nas barracas é bastante acirrada, mas a beleza destes lugares faz valer à pena.

A vida noturna ferve principalmente no Rio Vermelho, Santo Antônio Além do Carmo, Imbuí, na Pituba e na Barra. São bares, casas noturnas, festas ao ar livre, restaurantes e diversas opções para agradar todos os gostos e estilos.

Salvador é berço do Axé e, além deste gênero musical, podem ser ouvidos frequentemente pelas ruas da cidade ritmos como pagode, samba, sertanejo, arrocha/sofrência e reggae.

Uma manifestação cultural marcante da cidade é a capoeira, que inclusive foi exportada para outros países e faz o maior sucesso aonde chega. Criado no século XVII por escravos, o esporte compreende arte-marcial, dança, música e cultura popular e é considerado um dos maiores símbolos da cultura brasileira.

Misturando o sagrado e o profano, os tradicionais festejos da Lavagem do Bonfim, Festa de Iemanjá e Carnaval de Salvador atraem multidões para a capital baiana. Devido à Covid-19, o povo soteropolitano está há mais de dois anos sem celebrar esses eventos, mas a população mantém viva a esperança de um 2023 com o retorno dessas festas que são a cara da cidade.

Quando o assunto é religiosidade, as opções que já são tradicionais são a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, o Ilê Iyá Omi Axé Iyamassê/Terreiro do Gantois, o Ilê Axé Opó Afonjá e o Ilê Axé Iyá Nassô Oká/ Terreiro da Casa Branca.

Para além dos pontos turísticos, a capital baiana possui diversas curiosidades, como o bairro de Brotas, um dos mais extensos e mais habitados de Salvador. O Subúrbio Ferroviário é outro ponto a ser destacado, com seus diversos bairros banhados por uma longa orla e paisagens exuberantes. A região abriga também a praia de Inema, terreno de acesso restrito da Marinha e que é utilizado há anos como local de férias de presidentes da República.

E quem nunca ouviu dizer que Cajazeiras é uma cidade dentro de Salvador? Para conhecer a capital baiana em sua essência, só mergulhando em sua rica cultura e aproveitando tudo o que ela tem a oferecer.

 

Ministério Público do Estado da Bahia Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Conselho Nacional do Ministério Público