Notícia

6 de outubro de 2020 - 17:17 - Notícias

Tese de mestrado de associado aborda papel do MP no enfrentamento da Corrupção

O associado Ruano Leite teve sua dissertação de mestrado aprovada na última semana no Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania, da Universidade Federal da Bahia. Com o título “O que move o Ministério Público? Análise do processo de desenvolvimento de uma identidade institucional no enfrentamento da corrupção”, o trabalho foi aprovado com nota máxima pela banca examinadora.

O estudo apresentado analisa o desenvolvimento institucional do Ministério Público, buscando compreender o que move a instituição no enfrentamento da corrupção, tecendo considerações sobre a corrupção enquanto categoria analítica e fenômeno social, que é objeto de agências anticorrupção no mundo inteiro. Além disso, aborda a construção da imagem institucional e da preferência temática do Ministério Público, tendo como pano de fundo o discurso da corrupção e da impunidade no Brasil.

Ademais, problematiza o Ministério Público enquanto campo estruturado ao comparar os resultados das pesquisas de imagem e autoimagem realizadas com os diversos MPs brasileiros. Foi analisado, em especial, o desenvolvimento e a estruturação do Ministério Público do Estado da Bahia, considerado o mais antigo da América Latina.

De acordo com o promotor de Justiça, parte da pesquisa foi realizada através de entrevistas e questionários com promotores e procuradores de Justiça do Estado da Bahia, de modo que foi possível realizar um diagnóstico importante acerca da atuação da instituição no enfrentamento da corrupção. “Além dos resultados para a sociedade e para academia, o trabalho é importante para uma maior autocompreensão dos membros do Ministério Público e permite uma reflexão sobre a sua forma de agir e, consequentemente, eventuais ajustes na atuação dos próprios agentes na relação de forças que desenvolvem”, afirmou.

A banca examinadora contou com a participação do procurador de Justiça e ex-corregedor geral do MP baiano, Marco Antônio Chaves. Assim que a dissertação for depositada, o autor irá compartilhar os resultados com toda a instituição.

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!