Buscar a ajuda de amigos, familiares e profissionais de saúde quando se está triste, desgostoso da vida e cansado dos problemas, por exemplo, não é sinal de fraqueza. O diálogo pode apontar para caminhos mais coloridos. Encurtar a própria jornada nunca será a melhor escolha. Para falar sobre a prevenção ao suicídio, a AMPEB realizará uma roda de conversa no dia 30 de setembro, às 9h30, na sede da associação, em Salvador.
Com o tema “Setembro Amarelo: Rompendo o silêncio e salvando vidas”, os associados e seus dependentes poderão aprender e debater sobre o assunto com especialistas da área. Será servido um café da manhã para os participantes.
A inscrição para o evento deve ser feita até o dia 26 de setembro, por meio dos telefones (71) 3320-2323/ (71) 98723-0321. Não haverá transmissão online ou qualquer tipo de gravação.
Oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio é em 10 de setembro, mas, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo, campanha que acontece durante todo o referido mês. Este é o momento em que as pessoas são alertadas recorrentemente sobre o comportamento suicida e como é possível ajudar quem apresenta ideações suicidas.