AMPEB AMPEB

Notícias

21/07/2022 14:39 Em destaque Outras Notícias

Saúde emocional: Psiquiatra diz que estresse pode proporcionar benefícios aos seres humanos

COMPARTILHE:
Saúde emocional: Psiquiatra diz que estresse pode proporcionar benefícios aos seres humanos

O estresse pode ajudar a melhorar a performance do ser humano, deixá-lo mais produtivo e focado, mas, para isso, precisa estar em um nível adequado. Caso contrário, pode levar a pessoa à exaustão, causar ansiedade e frustração, entre outros problemas. Mas como controlar o estresse para que ele seja benéfico à saúde? Esta e outras respostas foram dadas pela psiquiatra Tânia Ferraz, na noite de quarta-feira (20), durante a 4ª edição do Conversa Plural, projeto desenvolvido pela AMPEB e que foi transmitido para seus associados por meio da plataforma Zoom.

O tema abordado foi “Saúde emocional” e o evento teve como parceiro o projeto Única Mente, da SulAmérica. A psiquiatra explicou as diferenças entre estresse e Síndrome de Burnout, entre depressão e tristeza, e como as pessoas acabam desenvolvendo estresse pós-traumático e fobias, além de pontuar diversos cenários que têm contribuído para o adoecimento mental da população.

“Na fobia, a gente perde parâmetros. A Covid-19 desenvolveu uma fobia específica e, mesmo com a situação epidemiológica melhorando, ainda há diversas pessoas que não conseguem colocar os pés para fora de casa, que têm crises de pânico. Outras desenvolveram processos obsessivos, medo de germes, de contaminação […] A Covid-19 trouxe uma sensação de insegurança com a própria vida, insegurança de que é possível morrer a qualquer momento. Naturalmente, a pessoa fica hiper vigilante e tenta controlar todos os gatilhos possíveis, responde a tudo como ameaça, acaba dormindo mal e fica irritada”, alertou a especialista.

Tânia destacou que é essencial buscar atendimento psiquiátrico e psicológico para que esses problemas não evoluam para quadros de depressão, ansiedade, síndrome do pânico ou Burnout, por exemplo. Os profissionais de saúde irão utilizar os melhores artifícios para ajudar o paciente a restabelecer sua saúde mental, indicando, caso seja necessário, medicamentos, psicoterapia, orientação familiar, dieta, atividade física.

“A gente não tem saúde se não temos uma boa saúde emocional. Quanto mais abrimos mão do que nos relaxa e nos descansa, pior ficamos. É preciso ter tempo para desacelerar, ter um sono reparador, fazer atividade física, coisas que dão prazer. Atividade física é essencial para a saúde mental, pois dá mais energia, equilíbrio. É muito importante também reconhecer e expressar os sentimentos, e se conectar com as pessoas, principalmente fisicamente, por mais que muitos ainda estejam em home office e com pouco contato humano. Sempre que possível, fazer uma autorregularão para ficar bem e não se contaminar com os problemas”, elencou a psiquiatra.

Debate

O presidente da AMPEB, Adriano Assis, citou que a saúde emocional é um tema muito importante para as carreiras jurídicas e que deve ser amplamente abordado, pois há diversos profissionais sofrendo fortes pressões, por parte dos mais diversos agentes, enquanto desempenham seu papel de defensores da democracia e da sociedade. Ele acrescentou que esse cenário, que não é novo, foi piorado com a introdução das exigências tecnológicas e tem adoecido diversos membros do Ministério Público.

O psicólogo da AMPEB, Rafael Batista, também defendeu a necessidade da discussão sobre saúde mental, pois acredita que seja a melhor forma para prevenir doenças. Ele afirmou que as pessoas precisam entender que frequentar psicólogo e psiquiatra como ir a um clínico geral, não é preciso tabu ou estigma.

“Temos uma pandemia do adoecimento mental paralela à pandemia da Covid-19. Nunca se falou tanto em saúde mental como agora. Isso é muito bom, é mais um passo para uma sociedade muito mais saudável”, finalizou o psicólogo.

Ministério Público do Estado da Bahia Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Conselho Nacional do Ministério Público