A insegurança jurídica e financeira do atual sistema de previdência no Brasil, o funcionamento do Regime de Previdência Complementar (RPC) com Benefício Especial e os fatores críticos para a decisão de migração foram alguns dos temas discutidos nesta terça-feira (9), no evento “Previdência em Foco: Planejar é Preciso”, realizado pela AMPEB e pelo CEAF durante a Semana do MP 2025.
O encontro reuniu especialistas da PrevNordeste, da Virtus Corretora Franqueada Prudential e do BTG Pactual. O professor e promotor de Justiça Paulo Modesto ressaltou que a opção pela migração do Regime Próprio (RPPS) para o RPC representa uma das decisões mais importantes da carreira: “É uma decisão irretratável, com impacto imediato no contracheque (alíquotas) e consequências futuras na sucessão previdenciária, como a pensão”, afirmou Modesto. Veja o material disponibilizado pelo professor.
O presidente da AMPEB, Lucas Santana, elogiou a qualidade das apresentações e destacou a importância dos associados analisarem com atenção os diferentes cenários antes de tomarem qualquer decisão.