Notícia

27 de agosto de 2013 - 21:42 - Notícias

Promotora baiana lidera chapa única em eleição da Conamp

Norma Cavalcanti será a primeira mulher que assume a frente da entidade

 A promotora de Justiça Norma Cavalcanti lidera a chapa “Trabalho e Integração”, única inscrita às eleições da Associação Nacional do Ministério Público (Conamp) para a gestão do biênio 2013/2015. A votação acontece nesta quinta, 29, das 14h às 17h, em Brasília.

O presidente da Ampeb, Alexandre Soares Cruz, acompanhará o pleito de perto, na capital federal. Segundo colocou, caso se confirme a eleição da chapa, será de grande honra para a Bahia ter um representante como presidente da associação nacional. “Será uma demonstração do papel relevante e de destaque que marcou a trajetória da colega Norma em âmbito nacional. Para a Bahia é uma honra ter uma colega dirigindo a associação que congrega o maior número de membros do MP no cenário nacional”, pontuou.

PRIMEIRA MULHER – Se os representantes de associações do Ministério Público dos Estados votarem a favor da chapa, Cavalcanti será a primeira mulher que assume a presidência da Conamp, posto que já ocupou, interinamente, este ano, em virtude de afastamento por licença do atual presidente, César Bechara Mattar Jr. Foi justamente neste período que liderou os instantes finais da luta reconhecida nacionalmente contra a PEC 37, sendo a principal porta-voz da sua derrubada no Congresso Nacional.

Formada em Direito pela Faculdade Católica de Salvador com especialização em Processo pela Universidade Federal da Bahia, foi por três vezes presidente da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb), nos biênios 2005/2007, 2007/2009 e 2011/2013. Ingressou no MP no ano de 1992, é promotora de Justiça titular da vara de Tóxicos e Entorpecentes de Salvador e ex-coordenadora do Centro de Apoio das Promotorias Criminais da Bahia (CAOCRIM). Em 2010, compôs a lista tríplice, como candidata mais votada, para Procuradora-Geral da Bahia em 2010.

Compõem ainda a sua chapa os promotores Nedens Ulisses Freire Vieira (MG), como 1º vice-presidente; Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto (RS), como 2º vice-presidente; e Alexandre Magno Benites de Lacerda (MS), como secretário-geral. Já para o Conselho Fiscal concorrem Andrey Cunha Amorim (SC) como presidente; Marcello Souza Queiroz (ES), para vice-presidente; Antonio Marcos Dezan (DF), como secretário; e Adilsa Inácio de Freitas (AL), como membro do conselho.

 

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!