Notícia

1 de agosto de 2022 - 09:38 - Notícias

Promotor de Justiça do MP-BA pode se tornar o primeiro negro a ocupar o cargo de professor titular da Faculdade de Direito da UFBA

Divulgação

O promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e professor de Direito Ambiental da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Heron Gordilho apresentará, nesta sexta-feira (5), seu memorial acadêmico a uma comissão julgadora para defender a sua aprovação como professor titular da instituição de ensino.

O associado da AMPEB destacou que, caso seja aprovado, será o primeiro docente negro da Faculdade de Direito da UFBA a se tornar titular. A unidade universitária foi fundada em 1891. A banca examinadora ocorrerá às 9h, na Sala dos Órgãos Colegiados Professor J J Calmon de Passos, no bairro da Graça, em Salvador.

“Sou o terceiro professor negro e poderei ser o primeiro professor negro titular da Faculdade de Direito da UFBA, o que mostra bem que a gente tem uma sociedade estratificada social e racialmente”, pontuou o promotor de Justiça. 

Segundo Gordilho, o cargo de professor titular é o grau máximo na carreira acadêmica e, para chegar a este nível, é preciso passar por diversas promoções e todas elas são concedidas por merecimento, seguindo critérios bastante objetivos.

Na avaliação do promotor, é muito importante a presença de promotores, procuradores e juízes na universidade, a fim de que os alunos possam ter a visão das mais diversas carreiras do Direito e escolham o caminho que devem seguir baseados em sua vocação. “O Ministério Público, ocupando os espaços de ensino, formará novos quadros, novos promotores. É importante que os estudantes saibam o que é o Ministério Público e tenham formação. O MP é vocação e o aluno pode se interessar pela carreira ao ter um conhecimento mais aprofundado sobre as atribuições do Ministério Público”, acrescentou Gordilho.

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!