Notícia

4 de junho de 2022 - 08:57 - Em destaque Notícias

Promotor de Justiça da Bahia recebe duas honrarias da AL-BA

Reprodução/ Arquivo pessoal

O promotor de Justiça do MP-BA Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo, titular da 11ª Promotoria de Justiça/ Ilhéus, recebeu, na sexta-feira (3), duas honrarias da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA): o Título de Cidadão Baiano e a Comenda 2 de Julho. As homenagens foram propostas pelos deputados Robinho (UB) e Luiz Augusto (PP).

Natural da cidade do Rio de Janeiro, Figueiredo veio para Salvador quando ainda tinha oito meses de idade. “Esse é um momento de muita felicidade, pois o deputado Robinho me tirou um piano das costas. Ao longo destes anos, muitas pessoas me perguntavam se eu era baiano. Hoje, deputado, graças à sua generosidade e ao seu reconhecimento, posso afirmar que, torcedor do Vitória, sofredor, sou baiano de coração e de papel passado”, brincou o membro do MP-BA.

O secretário-geral da Ampeb, Thomás Brito, acompanhou a cerimônia e destacou a dedicação do promotor ao longo de sua trajetória na instituição: “um profissional de excelência, que sempre dialoga com a população, com os poderes públicos e busca fortalecer a democracia”.

O deputado Robinho também citou a carreira de Figueiredo como grande motivadora da homenagem. “Tenho a satisfação em conceder esse título a esse promotor de Justiça que nasceu no Rio de Janeiro e muito novo veio para a Bahia. Com seu vasto currículo, ele demonstrou seu compromisso com a Justiça e com o povo baiano”, afirmou o parlamentar.

O deputado Luiz Augusto, que propôs a Comenda 2 de Julho ao promotor de Justiça Paulo Eduardo Sampaio, frisou o trabalho pautado na ética por parte do homenageado. “Eu não poderia deixar de homenagear esse promotor que tem um histórico de bravura, competência e de uma inteligência ímpar, sempre defendendo o bem do povo da Bahia”, acrescentou.

Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo é filho de Geraldo Nobre Kuhn e Sônia Maria Sampaio. Em 1999, se formou em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Sampaio também possui especialização em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá, e Direito Urbanístico e Meio Ambiente pela Fundação Escola Superior do Ministério Público. Além disso, é licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Sampaio já atuou como técnico judiciário no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), delegado de polícia em Goiás, defensor público em Sergipe. Como promotor de Justiça na Bahia, função que continua desempenhando, o associado da Ampeb já trabalhou nas comarcas de Ilhéus, Itabuna, Ubaitaba, Ituberá, Camamu e Maraú.

*Com informações da AL-BA

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!