Notícia

21 de fevereiro de 2019 - 16:15 - Em destaque Notícias

Projeto de associada da AMPEB concorre ao prêmio Innovare 2019

O projeto “Jovem Social: despertando potenciais para o mercado de trabalho”, de autoria da promotora de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Maria Amélia Sampaio Góes, e do procurador do trabalho, Ilan Fonseca de Souza, está concorrendo ao prêmio Innovare 2019.

Voltado para crianças e adolescentes vulneráveis, originários de casas de acolhimento institucional, em medidas de proteção, ou que estejam cumprindo medidas socioeducativas, o projeto, que começou a ser implementado em novembro de 2017, na região Sul da Bahia, no município de Ilhéus, já está na terceira turma, iniciada no dia 18/02/2019.

O “Jovem Social” é focado no acompanhamento profissional dos jovens, aliado à realização de cursos que estimulem a independência econômica e autonomia. Deste modo, são oferecidas aulas de fotografia, informática, artesanato, corte de cabelo e escova, produção de cosméticos, num período de cinco meses, que pode ser ampliado a depender da necessidade.

“No segundo curso adicionamos a contratação de uma assistente social para acompanhamento das famílias. Neste terceiro temos como novidade curso de canto, coral e flauta doce, e contamos com alunos selecionados dentre aqueles em situação de exploração do trabalho”, contou Maria Amélia. Ao todo, cem pessoas já fizeram o curso, somando-se os alunos da primeira e segunda turma. Na turma iniciada nesta semana há 60 jovens.

Os participantes selecionados recebem uma bolsa para manutenção própria ou para a família, que está vinculada à frequência nas aulas, no valor de R$ 400,00. Além disso, têm acompanhamento psicológico semanal e contam com apoio do CREAS de Ilhéus.

Os recursos financeiros são originários das indenizações decorrentes de condenações judiciais em ações civis públicas movidas pelo MPT, na Justiça do Trabalho. A iniciativa tem ainda a colaboração da prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o fornecimento do transporte e do lanche para os jovens.

“Fico muito alegre em concorrer, pois acredito que, com esse reconhecimento, o projeto passe a receber mais proteção e possa continuar existindo”, declarou a promotora de Justiça sobre o deferimento da inscrição do projeto, após receber a visita da equipe do Innovare. O Prêmio tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil.

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!