Em sua passagem por Brasília, nesta quarta-feira, 10, o presidente da Ampeb, Alexandre Soares Cruz, participou de uma reunião com o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ) para debater sobre os projetos de lei que tratam da regulamentação da investigação Criminal. Além dele, estiveram presentes no encontro a 1ª vice-presidente da Conamp, Norma Angélica Cavalcanti e outros representantes do MP. Durante o encontro, o deputado afirmou que pretende fazer audiências públicas para debater o tema, bem como reforçou que está aberto ao diálogo sobre o assunto.
O deputado é presidente da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e relator do PL 5776/13, de autoria da deputada Marina Sant’Anna (PT/GO). Apensado a ele estão os PLs 5789/13, do deputado Onix Lorenzoni (DEM/RS); 5816/13, de autoria do deputado Arthur Oliveira Maia (PMDB/BA); 5820/13, do deputado Carlos Sampaio (PSDB/SP) e demais líderes partidários; e 5837/13, do deputado Bernardo Santana (PR/MG).

PEC 37 – Juntamente com outros representantes de associações do MP no país e diretoria da Conamp, Cruz participou ainda, na capital federal, da reunião com a bancada mineira da Câmara dos Deputados, para avaliar rejeição da PEC 37 . Na oportunidade, os representantes do Ministério Público agradeceram os votos dos parlamentares contrários à proposta, que visava garantir a exclusividade da investigação criminal às polícias federal e civil. Na ocasião, a diretoria da Conamp defendeu a construção de uma agenda positiva e o diálogo com o parlamento.