Notícia

9 de março de 2022 - 16:45 - Em destaque Outras Notícias

Presidente da Ampeb é empossado como secretário do Conselho Fiscal da CONAMP

Divulgação CONAMP

O presidente da Ampeb, Adriano Assis, tomou posse como secretário do Conselho Fiscal da CONAMP, em cerimônia realizada na noite de terça-feira (8), em Brasília (DF). Ele faz parte do grupo eleito para comandar a entidade no biênio 2022/2024, que será presidida pelo promotor de Justiça do Pará Manoel Murrieta, reconduzido ao cargo.

A posse, transmitida pelo Youtube da instituição, contou com as participações do procurador-geral da República, Augusto Aras, do corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque, do ouvidor nacional do CNMP, conselheiro Engels Muniz, da presidente da AMB, Renata Gil, da presidente do CNPG, Ivana Cei, além do senador Lucas Barreto (PSD-AP) e do deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB), entre outras autoridades.

O senador Lucas Barreto e o ex-presidente da CONAMP Victor Hugo foram homenageados com a medalha da ordem do mérito da entidade. O parlamentar enfatizou o papel do Ministério Público como um dos pilares do Estado e garantiu que estará ao lado da instituição em suas lutas, “que nem sempre são fáceis”.

O procurador-geral Augusto Aras parabenizou a “recondução meritória” de Murrieta à presidência da CONAMP e desejou que os membros da entidade mantenham a unidade e a autonomia do Ministério Público, a fim de conservar as conquistas históricas e não permitir que prerrogativas sejam perdidas diante de uma conjuntura tão complicada como a que o país vive. Ele também destacou a importância da independência funcional dos membros do MP e da liberdade de convencimento dos magistrados para que a ordem jurídica e o regime democrático sejam respeitados.

O presidente Manoel Murrieta lembrou da difícil missão que é ser membro do MP, ainda mais em um país permeado por dificuldades econômicas, sociais, culturais, políticas. Ele citou que o Congresso passa por um “movimento reformista injusto, açodado e que estabeleceu uma marcha de enfraquecimento dos órgãos de controle”.

Murrieta se comprometeu a lutar à frente da CONAMP nos próximos dois anos para interromper essa marcha contra os sistemas de controle, buscar o reconhecimento do trabalho do MP como atividade de risco e a aprovação do Estatuto das Vítimas, além de ampliar o diálogo com as demais instituições e “atuar com vigor, altivez, respeito e competência para ajudar no desenvolvimento desse país”.

Assembleia

Divulgação CONAMP

Divulgação CONAMP

Horas antes da cerimônia, houve uma assembleia geral para a assinatura dos termos de posse. Confira a composição da diretoria da CONAMP e do Conselho Fiscal:

DIRETORIA
Presidente – Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares (PA)
1° Vice-Presidente – Tarcísio José Sousa Bonfim (MA)
2° Vice-Presidente – Paulo Penteado Teixeira Júnior (SP)
Secretário Geral – Romão Avila Milhan Junior (MS)
Tesoureiro: Pedro Ivo de Sousa (ES)

CONSELHO FISCAL
Presidente – José Silvério Perdigão de Oliveira (MG)
Vice-Presidente – José Cantuária Barreto (AP)
Secretário – Adriano Marcus Brito de Assis (BA)
Membro – Marcelo Gomes Silva (SC)
Membro – Leonardo Quintans Coutinho (PB)

DIRETORIAS REGIONAIS
Diretoria Norte: Márcio Maués (PA)
Diretoria Nordeste: Deluse Amaral Rolim Florentino (PE)
Diretoria Centro-Oeste: Rodrigo Fonseca Costa (MT)
Diretoria Sudeste: Cláudio Henrique da Cruz Viana (RJ)
Diretoria Sul: André Tiago Pasternak Glitz (PR)

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!