Em discurso nesta quarta-feira (27), o senador Pedro Taques criticou a PEC 37/2011 que impede o Ministério Público de participar das investigações criminais. A proposta atribui exclusivamente às polícias Federal e Civil a competência de investigar e deixa claro que o Ministério Público deve atuar apenas como titular da ação penal.
De acordo com o senador, a PEC é inconstitucional e, se aprovada, significará um retrocesso no combate à criminalidade e à corrupção no Brasil. Ele ressaltou que o mundo todo prega uma universalização do ato de investigar.
– Qual é o temor da investigação do Ministério Público Será que ele está incomodando Existem dois tipos de pessoas que não gostam do Ministério Público: aqueles que não conhecem o que ele faz e aqueles que conhecem muito bem – alertou.
Pedro Taques lembrou que, de acordo com a Constituição, nenhuma autoridade ou instituição da república pode monopolizar a investigação e defendeu o combate à PEC no Senado Federal e a universalização das investigações.
FONTE: AGÊNCIA SENADO
Fonte: CONAMP