AMPEB AMPEB

Notícias

11/07/2013 13:40 Notícias

PEC 75 pode ser votada hoje em plenário

COMPARTILHE:

A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 75 de 2011, que prevê a possibilidade de aplicação, a membros do Ministério Público, das penas de demissão e cassação de aposentadoria ou de disponibilidade pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), pode ter novidades nesta quinta-feira, 11. De acordo informações do presidente da Ampeb, Alexandre Soares Cruz, que vem acompanhando as articulações em torno da proposta e esteve em Brasília ontem, 10, embora a votação da PEC 75 tenha sido adiada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal nesta quarta-feira, existe a possibilidade da proposta ser colocada em votação no plenário hoje. A Conamp está acompanhando de perto o andamento do assunto na capital federal e as novidades em torno do tema.

CCJ PEC 75 (17)

Cruz esteve presente na sessão da CCJ do Senado realizada ontem, em Brasília, que adiou a votação da PEC 75 para a próxima sessão deliberativa da comissão. O motivo foi o novo relatório da PEC 75, apresentado pelo relator da proposta, senador Blairo Maggi (PR/MT). A comissão pediu vista coletiva ao texto, adiando a votação do tema.

O texto apresentado pelo relator altera aspectos da PEC 75. De acordo com o documento, no caso de ilícitos penais para os quais haja previsão de perda do cargo, o tribunal ou o CNMP ficará obrigado a representar ao Ministério Público para que esse proponha ação judicial para a perda do cargo, no prazo de trinta dias. Essa ação terá regime de tramitação preferencial no âmbito do Poder Judiciário. A ação judicial correrá sem prejuízo da aplicação de sanções disciplinares. O texto propõe ainda que em relação a crimes hediondos e equiparados, corrupção ativa e passiva, peculato, na modalidade dolosa, e concussão, o membro do Ministério Público será colocado em disponibilidade com subsídios proporcionais enquanto corre a ação judicial, não se aplicando a sanção disciplinar de aposentadoria.

 

Reuniao senadora Lidice

Visita – Ainda durante sua passagem por Brasília, ontem, 10, o presidente da Ampeb visitou, juntamente com a 1ª vice-presidente da Conamp, Norma Angélica Cavalcanti, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA). Juntos, pediram o apoio da parlamentar quanto a PEC 75, bem como agradeceram o apoio da senadora à indicação do procurador da República Vladimir Barros Aras ao cargo de conselheiro no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). 

Com informações da Conamp.

Ministério Público do Estado da Bahia Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Conselho Nacional do Ministério Público