O sonho de ingressar no Ministério Público da Bahia tornou-se realidade, nesta sexta-feira (8), para 24 operadores do Direito. A posse, realizada em sessão solene do Colégio de Procuradores na sede da instituição, no CAB, em Salvador, reuniu autoridades, familiares e amigos dos novos integrantes do parquet baiano.
Em discurso emocionado, o presidente da AMPEB, Lucas Santana, ressaltou a importância de os novos promotores aproveitarem a jornada sem esquecer de viver, mesmo diante dos desafios que a função impõe. “Tenham a certeza de que, durante essa trajetória, a sua associação estará atenta para auxiliá-los, ampará-los e confortá-los. E, quando essa jornada no exercício da função terminar, a sua associação ali ainda estará porque o vínculo associativo não termina com a aposentadoria. O vínculo associativo é feito para ser duradouro, para permanecer durante todo o caminho e ir além”, afirmou Santana.
O procurador-geral de Justiça, Pedro Maia citou que, ao exercerem a função com ética e empatia, os promotores contribuem para que a justiça ganhe forma no cotidiano. “Há um valor imensurável em testemunhar a transformação acontecer diante de nós: um olhar agradecido, um aperto de mão sincero ou um gesto simples de reconhecimento de quem foi tocado pela Justiça. São esses momentos que nutrem nossa vocação e dão sentido à nossa escolha diária”, disse Maia.
Os novos promotores atuarão em comarcas das regiões norte, oeste, sudoeste e sul do estado.
Fotos: Humberto Filho