Notícia

15 de junho de 2015 - 22:57 - Notícias

Nova diretoria, conselhos fiscal e consultivo tomam posse na Ampeb

interna6

Segundo nova presidente, desafios da missão não devem ser estáticos      

interna2

Comenda de honra ao mérito da entidade homenageia Norma Cavalcanti na primeira vez que é oferecida

Os desafios da missão à frente da Associação do Ministério Público da Bahia, na opinião da nova presidente da entidade,  Janina Schuenck, não devem ser estáticos. Segundo discursou na solenidade em que foram empossados os novos membros da diretoria, conselhos fiscal e consultivo, é isto que garante o exercício da democracia dentro do Ministério Público. “Nós não podemos ser estáticos também”, destacou ao comentar sobre sua visão a respeito da instituição e seu fortalecimento.

A cerimônia aconteceu na noite desta segunda, 15, no auditório da sede do Ministério Público, no Centro Administrativo da Bahia. Janina foi a última a falar, quando  colocou suas impressões sobre o MP. “Neste tempo, pude perceber que o Ministério Público é quem o integra. Pessoas que amam o que fazem”, disse ao descrever os muitos desafios da instituição, que, em sua visão, passam por um maior foco na atividade finalística, numa melhor estrutura de trabalho para seus membros, pela garantia dos direitos e prerrogativas.

“Não nos falta coragem”, disse completando que a reunião deve ser o escopo principal da associação de classe, citando como exemplo disso os fatos que cercaram a vitória frente à derrubada da PEC 37, quando os membros do MP foram sensibilizados a se reunir. “A capacidade de o MP se adequar às demandas sociais é fantástica. A força de uma instituição não vem de sua rigidez e sim, de sua capacidade de resiliência”, destacou.

HOMENAGENS – A cerimônia iniciou com a entrega da medalha de honra ao mérito da Ampeb. A homenageada foi a promotora de Justiça Norma Cavalcanti, que recebeu a comenda e seu certificado das mãos do então presidente da entidade, Alexandre Soares Cruz, e do procurador e ex-presidente  Aquiles Siquara. Em seguida, a então diretora sociocultural, Silvana Suarez, fez a leitura do termo de posse, que foi seguida pela assinatura dos mesmos, pelos novos membros.

O ex-presidente Alexandre Cruz abriu os discursos falando ser aquele um momento de emoção e satisfação por estar com a sensação de dever cumprido e explicando a motivação da honraria. “Este era o exato momento de inaugurar esta comenda oferecendo a esta mulher que representa o Ministério Público brasileiro. Esta medalha poderia ter sido conferida por ela ter sido três vezes presidente da Ampeb, por ser a primeira mulher da história da Conamp a assumir a presidência, mas foi pelo reconhecimento que está previsto no estatuto. De sua atuação que tanto contribuiu para o progresso do Ministério Público”, disse Cruz ao conferir a Norma Cavalcanti o título de guerreira da luta contra a PEC 37. O ex-presidente também teceu elogios à Janina Schuenck, quem, para ele, desempenhará a missão com absoluto êxito por ter todos os requisitos e predicados de uma grande liderança.

Em sua fala, Norma Cavalcanti também fez agradecimentos pela comenda recebida prometendo retribuir com mais trabalho e redobrado. Reforçou ainda sobre a atuação da Conamp pelo combate à corrupção e na busca do ideal democrático. A associação nacional entregou a Alexandre Soares Cruz uma moção de reconhecimento pelos feitos realizados. Nas homenagens da noite, teve outra prestada pelos funcionários da Ampeb para Cruz.

O procurador-geral de Justiça, Márcio Fahel, também, em breves palavras, deu as boas vindas à nova presidente. “Tenha na minha mão estendida meu respeito, minha parceria e vamos trabalhando com retidão”. A cerimônia finalizou com uma apresentação do Coral MP em Canto, sendo seguida por um coquetel.

DIRETORIA – Titular da 7ª Promotoria de Justiça de Simões, Janina Schuenck Brantes Sacramento, tem 10 anos de Ministério Público e presidiu, em 2014, grupo de estudos que sugeriu proposta de regulamentação para o plantão da instituição no interior do Estado. Saiba quem são os novos membros da diretoria, conselhos fiscal e consultivo.

DIRETORIA
Presidente: Janina Schuenck Brantes Sacramento
Vice-presidente: Millen Castro Medeiros de Moura
Secretária-geral: Patrícia Kathy Azevêdo Medrado Alves Mendes
Diretor administrativo: Edmundo Reis Silva Filho
Diretor financeiro: Ricardo de Assis Andrade
Diretor sociocultural: Leila Adriana Vieira Seijo de Figueiredo
Diretor de Esportes: Thyego de Oliveira Matos

Conselho Consultivo

Paulo Marcelo de Santana Costa

Márcia Rabelo Sandes

Audo da Silva Rodrigues

Lygia Jabur Abud (suplente)

 

Conselho Fiscal

Adriano Marcus Brito de Assis

Jandira Lima de Góes

Eny Magalhães Silva

Yuri Lopes de Mello (suplente)

Beneval Santos Mutim (suplente)

Bruno Gontijo Araújo Teixeira (suplente)

 

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!