Notícia

21 de agosto de 2012 - 17:09 - Notícias

Nota Pública-Subsídios

header boletim conamp

Notícia da Hora
Brasília, 21 de agosto de 2012. 

 

     
 

 

CONAMP divulga nota pública sobre PLs dos subsídios

   

 

 

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) divulgou nota pública sobre os Projetos de Lei n.º 7753 e 7749, de 2010, e n.º 2198 e 2197, de 2011. Os PLs 7753 e 7749, de 2010, que determinam a revisão dos subsídios a partir de janeiro de 2011. Já os PLs 2198 e 2197, de 2011, estabelecem a recomposição a partir de janeiro de 2012. As quatro matérias, enviadas ao Congresso pelo Procurador-geral da República e pelo Presidente do STF, têm a finalidade de recompor as perdas decorrentes do processo inflacionário, com base no IPCA. Os relatores das propostas são os deputados Luciano Castro (PR-RR) e Roberto Santiago (PSD-SP).

 

A entidade menciona no documento os Mandados de Injunção Coletivos nº 2773 e nº 4068 publicados pela CONAMP, Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), e Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT) ingressados no Supremo Tribunal Federal (STF). O primeiro questiona a supressão pelo Congresso Nacional de dispositivo do projeto de Lei (PL) n° 5.922 de 2009, de iniciativa exclusiva do Procurador-Geral da República. Já o segundo, solicita que o Congresso Nacional adote as medidas necessárias para a aprovação dos PLs 7753/10 e 7749/10.

 

Na nota, a CONAMP ressalta que a garantia constitucional da irredutibilidade de vencimentos está violada e ameaça a estabilidade das instituições, como a prestação jurisdicional e o exercício do múnus ministerial. “Continuamos crendo, como agentes políticos, no diálogo, para minimizar as perdas inflacionárias que já superam a casa dos 36 pontos percentuais (se consideradas as perdas projetadas para 2012), mas conclamamos, a par do desmedido esforço das entidades de classe, o Supremo Tribunal Federal, guardião da constitucionalidade, a suprir a flagrante omissão legislativa, julgando, com a urgência que o caso requer, os Mandados de Injunção pendentes, inclusive o da CONAMP”, afirma o documento.

 

Confira abaixo a nota pública:

 

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP, por sua diretoria, aliada às congêneres nacionais do Ministério Público e da Magistratura, indignada com o desrespeito com que as cláusulas constitucionais de recomposição vencimental anual vêm sendo tratadas pelo Governo Federal, cujo intenso trabalho de articulação legislativa, finda por relegar o estado democrático de direito ao desdém; expressa veemente repúdio a tal ofensa, incompatível com a relevância das carreiras, imprescindíveis à administração da justiça com a independência que exige a sociedade brasileira.

 

A CONAMP, unida às demais entidades de classe, nacionais e estaduais, do MP e da Magistratura, há anos, mantém elevado nível de diálogo com todos os poderes e instituições, no desiderato da preservação dos ideais republicanos que sempre nortearam a atuação de seus membros, assaz sacrificados pelas reiteradas agressões às normas constitucionais que juraram defender, e em franca violação às autonomias financeira e orçamentária, pela Carta Maior tuteladas.

 

A garantia constitucional da irredutibilidade de vencimentos está violada e ameaça a estabilidade das instituições, como a prestação jurisdicional e o exercício do múnus ministerial.

 

Continuamos crendo, como agentes políticos, no diálogo, para minimizar as perdas inflacionárias que já superam a casa dos 36 pontos percentuais (se consideradas as perdas projetadas para 2012), mas conclamamos, a par do desmedido esforço das entidades de classe, o Supremo Tribunal Federal, guardião da constitucionalidade, a suprir a flagrante omissão legislativa, julgando, com a urgência que o caso requer, os Mandados de Injunção pendentes, inclusive o da CONAMP.

 

CÉSAR MATTAR JR.

Presidente da CONAMP

 

Esta é uma publicação da CONAMP.

SHS Q.6, conj.A – Complexo Brasil 21, bl.A, sala 306 | Telefax: 61.3314-1353
Brasília DF | CEP: 70.322-915 | imprensa@conamp.org.br | www.conamp.org.br

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!