Notícia

24 de fevereiro de 2022 - 17:24 - Em destaque Notícias

NOTA DE ESCLARECIMENTO E APOIO

A ASSOCIAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA (AMPEB), entidade privada que congrega e legitimamente representa Promotores e Procuradores de Justiça da Bahia, ativos e aposentados, através de sua Diretoria biênio 2021-2023, vem a público, a propósito de recentes notícias veiculadas pela imprensa, externar seu apoio ao promotor de Justiça Everardo José Yunes e prestar esclarecimentos, nos seguintes termos:

  1. O promotor de Justiça Everardo Yunes, durante toda a sua trajetória de 22 anos no Ministério Público, não sofreu qualquer punição disciplinar pelos órgãos de corregedoria, sempre desempenhando seus deveres funcionais em conformidade com a legislação.
  2. O fato de uma ação penal ter sido proposta não afasta a presunção de inocência constitucionalmente assegurada a qualquer pessoa, de modo que, se o processo vier a ser iniciado no Tribunal de Justiça da Bahia, pois sequer isso ocorreu, o promotor terá a possibilidade de apresentar todas as provas que asseguram a correção de sua conduta e cuja discussão não cabe perante os órgãos de informação.
  3. Não há, até o presente momento, outros fatos pelos quais o Associado responda penal ou civilmente, relacionados à sua atividade funcional e ao teor das notícias veiculadas.
  4. A AMPEB e seu associado Everardo Yunes confiam no julgamento justo pelo Tribunal de Justiça da Bahia, pautado, como sempre, na objetividade das provas e no respeito às garantias individuais previstas na Constituição Federal.
  5. Por essas razões, a AMPEB seguirá emprestando total apoio à defesa das garantias de seu Associado, para preservar seus direitos e suas prerrogativas funcionais previstas no estatuto constitucional que regula o Ministério Público.

Salvador-BA, 24 de fevereiro de 2022.

 

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!