Notícia

6 de dezembro de 2022 - 15:17 - Em destaque Outras Notícias

Norma Cavalcanti é reconhecida publicamente pela Câmara Municipal de Salvador por trabalho desenvolvido no MP

A procuradora-geral de Justiça do Estado da Bahia e presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais, Norma Angélica Cavalcanti, recebeu, nesta terça-feira (6) da Câmara Municipal de Salvador (CMS), o Título de Cidadã da Cidade do Salvador e a Comenda Maria Quitéria. A solenidade ocorreu no Plenário Cosme de Farias e contou com a presença de diversas autoridades, além de amigos, colegas e familiares da homenageada.

O presidente da Câmara e vice-governador eleito da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), explicou que a PGJ foi escolhida pelos vereadores para receber as honrarias por ser um símbolo de resistência e de luta na defesa dos direitos individuais e coletivos e por almejar um país que tenha a mulher em seu mais alto patamar. “Além de representar o Ministério Público da Bahia e lutar todos os dias por uma instituição forte e atuante, Dra Norma tem um papel muito importante no cenário nacional como procuradora-geral de Justiça, uma fiscal da lei […] Tem desempenhado um belo trabalho em favor do povo brasileiro, sempre com seriedade, como é peculiar aos membros do MP”, complementou o emedebista.

Nascida em Inhambupe, a associada e ex-presidente da AMPEB destacou que o sentimento é de gratidão à cidade de Salvador e à CMS pela homenagem. “Receber a Comenda Maria Quitéria só faz engrandecer o meu trabalho como mulher pública que sou. Maria Quitéria é uma referência desde a minha infância porque estudei e ouvi falar dela como heroína da Bahia, heroína brasileira que lutou pela independência da Bahia, consolidando a independência brasileira”, afirmou Norma.

 

Ela acrescentou que reside na capital baiana há mais de 40 anos, local onde estudou e que tem grande importância em sua vida. “Aqui cresci como pessoa, como mulher, como promotora de Justiça. Então, é só gratidão aos vereadores e agradeço a indicação do presidente Geraldo Junior. Minha gratidão por Salvador agora é eterna”, disse a nova cidadã soteropolitana.

O vice-presidente da AMPEB, Marcelo Miranda, ressaltou que a homenagem é muito relevante e merecida, que se estende também ao Ministério Público baiano. “Dra Norma foi presidente da nossa associação, uma liderança classista reconhecida em todo o Brasil. Para nós, é realmente muito importante esse reconhecimento público de um trabalho que vem dignificando a nossa instituição ao longo de anos”, analisou Miranda.

Participaram ainda da mesa solene a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos (PDT); o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Adolfo Menezes (PSD); o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Adson Marchesini; o presidente do TCE-BA, Marcus Presídio; a desembargadora do TJ-BA Gardênia Pereira Duarte; o defensor público geral da Bahia, Rafson Ximenes; o procurador-geral de Justiça Adjunto, Paulo Marcelo Costa; e o chefe de gabinete do MP-BA, Pedro Maia.

 

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!