Eleita por aclamação pelo Conselho Deliberativo da associação nacional, a promotora baiana será a primeira mulher a assumir a gestão da entidade. O presidente da Ampeb, Alexandre Soares Cruz, acompanhou o pleito de perto na capital federal.
A promotora de Justiça baiana Norma Cavalcanti foi eleita presidente da Associação Nacional do Ministério Público (Conamp) para a gestão da entidade durante o biênio 2014/2016. Líder da chapa “Trabalho e Integração”, única inscrita às eleições, Cavalcanti foi eleita por aclamação pelo Conselho Deliberativo da associação nacional em votação realizada nesta quinta-feira, 29, em Brasília. O presidente da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb), Alexandre Soares Cruz, esteve presente na capital federal, acompanhando de perto o pleito.
Na ocasião, Cavalcanti, que é a atual 1ª vice-presidente da Conamp, foi homenageada pelo Conselho Deliberativo da entidade por sua atuação em prol do Ministério Público. Representando a Bahia, o presidente da Ampeb entregou a moção de reconhecimento à presidente eleita, juntamente com o atual presidente da entidade César Mattar Jr. O ex-conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Tito Amaral, também recebeu moção de reconhecimento.

A posse da nova diretoria e conselho fiscal da entidade será realizada em março de 2014. Além de Cavalcanti, farão parte da nova diretoria os promotores Nedens Ulisses Freire Vieira (MG), como 1º vice-presidente; Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto (RS), como 2º vice-presidente; e Alexandre Magno Benites de Lacerda (MS), como secretário-geral. Já para o Conselho Fiscal serão empossados Andrey Cunha Amorim (SC) como presidente; Marcello Souza Queiroz (ES), como vice-presidente; Antonio Marcos Dezan (DF), como secretário; e Adilza Inácio de Freitas (AL) e Admilson Oliveira e Silva (AC) como membros do conselho.
Os diretores regionais da Conamp também foram escolhidos na ocasião.
PRIMEIRA MULHER – Cavalcanti será a primeira mulher a assumir a presidência da Conamp, posto que já ocupou, interinamente, este ano, em virtude de afastamento por licença do atual presidente, César Bechara Mattar Jr. Foi justamente neste período que liderou os instantes finais da luta reconhecida nacionalmente contra a PEC 37, sendo a principal porta-voz da sua derrubada no Congresso Nacional.
Formada em Direito pela Faculdade Católica de Salvador com especialização em Processo pela Universidade Federal da Bahia, foi por três vezes presidente da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb), nos biênios 2005/2007, 2007/2009 e 2011/2013.
Fotos: Ascom/Conamp