Os membros do Ministério Público da Bahia (MP-BA) escolheram, nesta quinta-feira (4), os três nomes que concorrerão à vaga de procurador-geral de Justiça da Bahia. Em primeiro lugar aparece o atual PGJ, Pedro Maia, com 613 votos. Em seguida, estão Luis Alberto Pereira, com 188 votos, e André Luis Lavigne, com 167 votos. Houve ainda oito votos em branco e dois nulos.
A lista tríplice foi entregue ao governador Jerônimo Rodrigues, responsável por definir o nome que comandará o MP-BA durante o biênio 2026-2028. Escolhido pelos colegas com 97,61% dos votos válidos, Maia encabeça a lista pela sexta vez.
“Um resultado espetacular que mostra um Ministério Público unido e coeso. Estou muito honrado, esta é a sexta vez consecutiva que figuro como o mais votado pela classe, com votações que aumentam a cada eleição. Obtive quase a totalidade do apoio dos colegas e, como o processo tem duas etapas, agora aguardo a nomeação a ser feita pelo governador do Estado”, afirmou o atual PGJ e candidato à reeleição.
O presidente da AMPEB, Lucas Santana, também destacou a expressiva participação dos colegas, fato que “demonstra o interesse da classe pelos rumos da instituição e evidencia a aprovação do projeto atualmente vigente”. “A AMPEB parabeniza seu associado Pedro Maia pela ampla votação e estende o reconhecimento aos demais candidatos que integraram a lista tríplice”, completou Santana.