AMPEB AMPEB

Notícias

12/02/2025 08:50 Em destaque Notícias

Juristas da Bahia fortalecem intercâmbio acadêmico na Europa

COMPARTILHE:
Juristas da Bahia fortalecem intercâmbio acadêmico na Europa

No próximo mês de maio, será realizada a Jornada Europeia 2025, uma série de eventos que reunirá renomados juristas para debater temas essenciais da agenda jurídica. O encontro promoverá o intercâmbio entre profissionais de diferentes áreas do Direito, incluindo membros do Ministério Público, magistrados, defensores, advogados dos setores público e privado, além de professores e pesquisadores do Brasil, Itália, Espanha e Portugal.

A jornada é organizada pelo Instituto Internacional para Desenvolvimento Científico, Inovação e Sustentabilidade (ICIS), em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade (IBRADES), a AMPEB, a AMAB, a EMAB, a UNEB e a UESC. A coordenação científica fica a cargo do professor titular da UNEB e promotor de Justiça do MP-BA, Clodoaldo Anunciação.

A programação do evento inclui debates em três renomadas instituições europeias:

  • Sapienza Università di Roma (Itália): O 1° Colloquio Italo-Brasiliano di Diritto Internazionale abordará temas de Direito Internacional e Direitos Humanos.
  • Universidade de Vigo (Espanha): O IV Foro Jurídico Ibero-Brasileño discutirá a “Conformação do espaço digital ao Direito”.
  • Universidade Autónoma de Lisboa (Portugal): O I Congresso Jurídico Luso-Brasileiro terá como tema Direito, Justiça e Desafios Contemporâneos.

 

Além das conferências, a jornada contará com grupos de trabalho, oficinas e debates, proporcionando não apenas a troca de conhecimentos e a integração entre as instituições envolvidas, mas também a produção de conteúdo acadêmico a ser publicado em livros e revistas especializadas.

Entre os conferencistas confirmados está o advogado Georges Humbert, presidente do IBRADES, que destaca a importância de eventos científicos como este: “Cursei pós-doutorado e palestrei na quase milenar Universidade de Coimbra, em Portugal. Também tive a oportunidade de falar na Universidade de Alicante, na Espanha, uma das mais respeitadas do país, além de realizar curso de extensão em Cambridge e receber, na Bahia, professores de Yale (EUA), Itália, Portugal, Colômbia, Chile, Argentina e outros países. Tenho plena convicção de que essas experiências contribuem não apenas para a formação dos juristas, mas, sobretudo, para deixar um legado coletivo, de interesse público, para cada instituição, comunidade, cidade, estado e país participante”.

 

Foto: Divulgação / Pixabay/ Franky1st

 

Ministério Público do Estado da Bahia Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Conselho Nacional do Ministério Público