AMPEB AMPEB

Notícias

14/05/2019 13:34 Direto de Brasília Em destaque Outras Notícias

Frentas reúne-se com o relator da Reforma da Previdência e o 1º vice-presidente da Câmara

COMPARTILHE:
Frentas reúne-se com o relator da Reforma da Previdência e o 1º vice-presidente da Câmara

Representantes das entidades que compõem a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (FRENTAS) reuniram-se, nesta segunda-feira (13), com o relator da Reforma da Previdência na Comissão Especial, deputado Samuel Moreira (PSDB), e com o 1º vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (PRB). O objetivo do encontro foi a apresentação das emendas, defendidas pelas associações, ao texto da PEC 6/2019 aos parlamentares. O 1º vice-presidente da CONAMP, Manoel Murrieta; o assessor especial da entidade para a reforma, Paulo Penteado, presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP); e o presidente da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), Trajano Sousa, estiveram presentes.

Durante a reunião, foi entregue ao relator as propostas de emendas elaboradas pela Frentas sobre os seguintes temas: regime de transição para os servidores que ingressaram até dezembro/2003 e para aqueles que ingressaram entre 2004 e 2014; regime de pensões; regime de acumulação entre aposentadorias e pensões; aposentadoria por incapacidade; alíquotas previdenciárias (supressão do modelo de alíquotas extraordinárias , progressivas e/ou escalonadas); preservação, em caráter permanente, do valor real dos benefícios, e, por fim, sugestão de emenda que positiva as garantias mínimas do Regime Próprio e Complementar de Previdência do servidor público, com reabertura do prazo de migração para o Regime de Previdência Complementar (essa última, de todas, a única que ainda aguarda autenticação).

Os parlamentares afirmaram estarem atentos às reivindicações das categorias. O deputado Samuel Moreira reconheceu que a PEC é especialmente rigorosa com os servidores públicos, prevendo, a médio prazo, restrições muito maiores para o setor, com cerca de 25% de economia em nove anos. O relator comprometeu-se a, após devido estudo do impacto orçamentário das mudanças pretendidas pela Frentas, considerar as sugestões dos juízes e membros do Ministério Público.

Os dirigentes da Frentas continuam mobilizados na Câmara para a coleta de assinaturas. Na Comissão Especial, poderão ser apresentadas emendas, com o mínimo de 171 assinaturas de deputados cada uma, no prazo de dez sessões do Plenário.

Do site da CONAMP

Ministério Público do Estado da Bahia Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Conselho Nacional do Ministério Público