AMPEB AMPEB

Notícias

07/03/2020 15:28 Em destaque Notícias

Ex-presidente da Ampeb toma posse no cargo de procuradora-geral de Justiça do MP-BA

COMPARTILHE:
Ex-presidente da Ampeb toma posse no cargo de procuradora-geral de Justiça do MP-BA Foto: MP-BA

A cerimônia de posse da nova procuradora-geral de Justiça do MP-BA foi realizada no fim da tarde desta sexta-feira (06/03), no auditório da sede da Instituição, no CAB.

Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti comandará o Ministério Público baiano pelos próximos dois anos. A associada foi presidente da Ampeb por três mandados e foi a primeira presidente mulher da CONAMP. Ingressou no Ministério Público do Estado da Bahia em 1992. Foi promotora de Justiça em Ibitiara, Araci, Cícero Dantas e Alagoinhas, sendo promovida para Salvador em 1999. Coordenou o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim).

O bordão usado por ela, o famoso “Me ajude!”, é a marca registrada da nova PGJ em sua luta pelas questões ministeriais. O presidente da Ampeb, Adriano Assis, citou a emblemática frase em seu discurso afirmando que Norma também vai ouvi-la de várias autoridades, de membros do MP, da sociedade e da própria Ampeb.
Sobre o perfil da empossada, afirmou que a Ampeb não espera outra coisa senão uma liderança exemplar e que os associados contam com a história dela e sua energia para somar forças para proteger o estatuto constitucional. “Confiamos que veremos, com diálogo e equilíbrio, realizadas justas reivindicações da carreira, de distintas naturezas”, disse. Adriano Assis ainda parabenizou a ex-PGJ, Ediene Lousado, agradeceu pelos quatro anos dedicados à Administração do MP-BA e desejou êxito em sua jornada no Conselho Nacional do Ministério Público.

Em seu discurso de posse, a nova PGJ afirmou que o exercício do cargo impõe ao mandatário diálogo e atuação 

interinstitucional sem que isso signifique o afastamento da premissa de que ao Ministério Público é assegurada autonomia funcional e jurídica e conclamou a união dos membros baianos. “Para começarmos este novo momento, findas as eleições, é hora de superarmos as divergências e focarmos na unidade do Ministério Público. Nossa instituição está em permanente e coletiva construção, em prol do que conclamo todos a trabalharmos com afinco e ética, olhando juntos para um futuro de esperança”.

Ediene Lousado fez um balanço de sua gestão e do trabalho que foi desenvolvido e desejou que o crescimento da Instituição tenha continuidade na gestão iniciada hoje (06/03). “Devo confessar minha felicidade em ser sucedida no cargo de procuradora-geral de Justiça por uma outra mulher aguerrida, uma mãe dedicada e promotora de Justiça experiente e devotada”, afirmou.

O Governador Rui Costa fez um discurso repleto de elogios ao MP, à anterior e à atual chefe do MP baiano, destacando a importância de que a gestão da nova PGJ coloque o interesse público em primeiro lugar.

A posse teve a presença de muitas autoridades, membros e servidores do MP, amigos e familiares. Os diretores da Ampeb também prestigiaram a posse de Norma Cavalcanti. Participaram da cerimônia Tiago Quadros, vice-presidente, Audo Rodrigues, secretário-geral, Márcia Munique, diretora financeira, Lucy Mary Thomas, administrativa, Rita Márcia Leite, sociocultural, e Paulo César Azevedo, diretor de esportes.

A solenidade contou ainda com a participação de integrantes da CONAMP, como o presidente eleito da Associação Nacional, Manoel Victor Murrieta, que será empossado na próxima semana. Murrieta cumprimentou Ediene Lousado pelos mandatos e declarou que a ex-presidente da CONAMP, Norma Cavalcanti, inspirou todo o movimento classista brasileiro do Ministério Público. “Vossa Excelência, que me recebeu em Brasília, que me ensinou a dar os passos e caminhar pelo Ministério Público, me ensinou também uma coisa muito clara: que força convive com carinho e com temperança. Ensinou que ser forte, ser mulher, é muito mais importante que qualquer coisa, mas sobretudo levar uma palavra de construção e diálogo é o seu caminho e o seu talento”, disse.

O presidente do CNPG, Paulo Passos, destacou a dedicação e luta da empossada em prol do Ministério Público. “Falar do MP é quase como falar de Norma”, afirmou acrescentando que a ex-presidente da CONAMP tem características que o orgulham: recipiente, persistente e combativa.

Ex-presidentes da Ampeb também compareceram, entre os quais, Achiles Siquara, Lidivaldo Brito, José Gomes Brito, Sara Mandra Rusciolelli, Arnaldo Novis, Leonor Atanazio, José Marinho, Alexandre Cruz, Juarez Mascarenhas e Janina Schuenck.

Também participaram membros do CNPG, procuradores e ex-procuradores gerais de Justiça de vários estados brasileiros e do CNMP, desembargadores, juízes.

Ministério Público do Estado da Bahia Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Conselho Nacional do Ministério Público