Notícia

20 de maio de 2023 - 13:57 - Em destaque Notícias

Em cerimônia repleta de emoções, Aracy Dias é promovida à procuradora de Justiça

Membro do Ministério Público da Bahia desde abril de 1991, a associada Aracy Dias da Silva foi empossada como procuradora de Justiça nesta sexta-feira (19), após ser promovida pelo critério de merecimento. Em uma cerimônia cheia de emoções, a nova integrante da segunda instância evidenciou o sentimento de gratidão por ter alçado o mais alto grau dentro da instituição, sendo apoiada por tantos colegas, servidores e familiares, que lotaram o auditório do MP-BA para prestigiá-la.

“Me vejo no cumprimento de mais uma missão que me está sendo confiada […] e imbuída da certeza de que o Senhor sempre escolhe os melhores caminhos e, por isso, jamais duvidei da perfeição do Seu agir, estou aqui a expressar a minha gratidão por ter alcançado o mais alto grau da carreira ministerial, sobretudo porque esse voo que hoje alço é fruto do olhar amoroso dos membros integrantes do Conselho Superior do Ministério Público, que, conhecendo o meu trabalho e o meu proceder ao longo dos meus 32 anos de Ministério Público, honraram-me com os seus votos”, afirmou a nova procuradora.

A procuradora-geral de Justiça da Bahia, Norma Angélica Cavalcanti, citou que Aracy teve uma atuação destacada em todas as áreas para as quais foi designada. “É do conhecimento de todos que o trabalho de Vossa Excelência como promotora de Justiça, ao longo da carreira, foi por caminhos retos e teve o reconhecimento da população para quem serviu e este é um dos maiores méritos que poderia alcançar, pois sempre levantou a bandeira do respeito, da honestidade, da hombridade, da solidariedade, da ética e da responsabilidade ante suas atribuições”, acrescentou a PGJ.

O presidente da AMPEB, Adriano Assis, levou a plateia aos risos ao mencionar a proeza da associada de manter um enorme número de amigos e admiradores dentro do parquet baiano, mesmo tendo exercido por sete gestões a função de promotora corregedora. Ele mencionou também que, a fim de legitimar ainda mais a sua fala, promoveu uma breve “pesquisa” nos últimos dias junto aos colegas para achar palavras que definissem a associada pelos olhos da classe. Alguns resultados foram: “educada”, “simpática”, “competente”, “leve”, “querida”, “elegante”, “bem-humorada”, “cativante”.

“Então Aracy, quero expressar, em nome da nossa classe e calcado aqui nessa pesquisa, uma pesquisa não estimulada, diga-se de passagem, a alegria de todos nós em vermos você agora alçada à segunda instância da instituição, onde eu tenho certeza que você repetirá tudo o que fez ao longo da sua carreira, elevando o nosso Ministério Público ao mais alto patamar em tudo aquilo que você fizer agora no Colégio de Procuradores”, completou Assis.

Além dos familiares, integrantes do Colégio de Procuradores e diversos promotores de Justiça, também prestigiaram a posse de Aracy a corregedora-geral do MP-BA e presidente do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Cleonice de Souza Lima; a procuradora-geral do Estado Adjunta para Assuntos Jurídicos, Patrícia Saback, representando o governador Jerônimo Rodrigues; o corregedor-geral da Justiça do Estado da Bahia, José Edivaldo Rotondano; o ouvidor-geral do Tribunal de Justiça, Lidivaldo Reaiche Britto; o coordenador do Núcleo de Atuação Estratégia, defensor público Daniel Soeiro, representando a defensora pública geral, entre outras autoridades.

Trajetória no MP-BA

Soteropolitana, a nova procuradora de Justiça se formou em Direito pela Universidade Católica do Salvador. Atuou atuou como promotora de Justiça nas comarcas de Saúde, Ribeira do Pombal e Euclides da Cunha.

Em 1997, foi promovida para a capital para atuar no Núcleo de Promoção da Paternidade Responsável e na Coordenação Jurídica dos Balcões de Justiça e Cidadania.

Também atuou na Promotoria de Justiça do Consumidor e de Família, ocupou cargo de assessora especial da Procuradoria-Geral de Justiça e, por sete gestões, exerceu a função de promotora corregedora.

Imagens: Márcia Guimarães e Humberto Filho

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!