AMPEB AMPEB

Notícias

14/06/2019 22:58 Em destaque Notícias

Diretoria e Conselhos, biênio 2019/2021, tomam posse nesta sexta-feira (14/06)

COMPARTILHE:
Diretoria e Conselhos, biênio 2019/2021, tomam posse nesta sexta-feira (14/06)

Foi realizada, no final da tarde desta sexta-feira, dia 14 de junho, a solenidade de posse da nova Diretoria da Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb), liderada pelo promotor de Justiça Adriano Assis, e dos Conselhos Consultivo e Fiscal para o biênio 2019/221, no auditório Afonso Garcia Tinoco, na sede do Ministério Público do Estado da Bahia, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

No início da cerimônia, Patrícia Kathy Medrado, secretária-geral da gestão passada, convocou os membros do MP-BA, o promotor de Justiça e ex-presidente da AMPEB, Alexandre Soares Cruz, e o procurador de Justiça, que foi diretor e Conselheiro Consultivo da AMPEB, Paulo Marcelo de Santana Costa, para homenageá-los com a comenda de honra ao mérito, por terem contribuído, com dedicação e atenção à vontade da classe, para o aperfeiçoamento da carreira dos membros do MP baiano. A entrega da medalha e da placa foi feita pelas diretoras sociocultural, Adriana Seijo, e administrativa, Rita Márcia Leite.

A ex-presidente da Ampeb, que fez a passagem do cargo ao promotor de Justiça Adriano Assis, falou da difícil tarefa de descrever, em poucas palavras, o quão profundamente engrandecedora foi a experiência de contribuir à classe, de se doar para vivenciar suas lutas e desafios, nos quatro anos em que esteve à frente da entidade. No seu discurso, ela destacou os inúmeros ataques ao Ministério Público, travestidos de projetos de lei ou propostas de emenda à Constituição, alguns alvejando atribuições e prerrogativas, a quais asseguram atuação com destemor e independência, outros com foco em desestruturar a carreira e torná-la desinteressante aos bons quadros. “Posso afirmar que temos, entre nós, os melhores quadros, cidadãos vocacionados à defesa do interesse público e de todas as funções confiadas ao MP pelo Constituinte”, disse.

Schuenck ainda afirmou que o falacioso discurso de privilégios, em que a PEC 06.2019 e outros tantos projetos legislativos se alicerçam precisa ser enfrentado e substituído por um debate leal. “Esse cenário de ataques e incertezas mostra o quanto é relevante a força da nossa Associação e sua atuação altiva e estratégica, para que não nos tornemos parte da estratégia de alguém”, pontuou. A presidente concluiu sua fala afirmando que a Ampeb seguirá em confiáveis e laborosas mãos.

O representante da CONAMP, o 2° Vice-Presidente da Associação Nacional, Tarcísio José Sousa Bonfim (MA), em nome do presidente Victor Hugo Azevedo, prestou homenagem a Janina Schuenck com uma placa da CONAMP. Afirmou que o trabalho realizado nos últimos anos engrandeceu o parquet baiano e brasileiro, desejando êxito aos que iniciam o mandato esta noite.

A procuradora geral de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Ediene Lousado, ausente do evento por questões de saúde, foi representada pela procuradora-geral adjunta, ex-presidente da Ampeb, Sara Mandra Rusciolelli. Durante sua fala, externou que o novo presidente pode contar com a Procuradoria Geral, ratificando a importância do diálogo na resolução de problemas interinstitucionais.

O empossado presidente da Ampeb, Adriano Assis, fez um agradecimento aos membros que encerraram os mandatos hoje. “Agradecemos-lhes o empenho diuturno em favor da defesa e promoção de nossa entidade e de nossa instituição, de nossas prerrogativas e de nossos direitos, de nossa integração e de nossa melhor qualidade de vida”, afirmou.

Ainda em seu discurso, enalteceu a dedicação de Janina Schuenck à frente da Ampeb, destacando que a promotora de Justiça esteve presente, incansavelmente, em todos os momentos cruciais para a instituição e, consequentemente, para os associados durante os seus dois mandatos. “Testemunhamos a sua conduta, Janina, sempre guiada pelas melhores preocupações em bem representar e gerir a nossa associação, em proteger os associados ainda em exercício funcional e os já em merecido descanso de forma indistinta, e em ascender a nossa instituição, aqui e em Brasília, ao seu mais alto patamar.”

Ademais, agradeceu aos integrantes da diretoria, biênio 2019-2021, por terem aceitado integrar essa gestão que se inicia. “A cada convite feito, pude notar a sintonia fina com a visão de uma Ampeb independente, fiel ao seu Estatuto, transparente, aberta a todos e pronta ao diálogo e ao embate, para fazer valer as normas e princípios que protegem os seus associados e o MP”. E completou afirmando: “daremos o melhor de nós e atuaremos com a serenidade, racionalidade e firmezas necessárias nesse momento para garantir o livre exercício de nossas missões constitucionais, para defender nossas prerrogativas e direitos e para oferecer aos nossos colegas uma digna qualidade de vida”.

O presidente exaltou a importância da carreira do Ministério Público para o país, os mais de 400 anos de existência, e do trabalho da Ampeb em prol de seus associados. “Ambas construídas com o trabalho árduo de todos, gerações e gerações de Colegas que superaram as mais diferentes dificuldades em nosso Estado, um gigante em dimensão geográfica e em problemas sociais.  Tenhamos presente a riqueza de nossa história e do orgulho que é fazer parte dela”.

Estiveram presentes na cerimônia familiares dos integrantes das diretorias, autoridades, membros e servidores do MP-BA, funcionários e colaboradores da Ambeb, e os ex-presidentes da Norma Cavalcanti e Achiles Siquara, ambos ex-presidentes da CONAMP, além de José Gomes Brito, Leonor Atanázio e o desembargador Lidivaldo Reaiche Britto, que estava representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Gesivaldo Brito.

Autoridades presentes – Fizeram parte da mesa diretora da posse o procurador chefe da Procuradoria do Trabalho da 5ª Região, Luís Carlos Gomes Carneiro Filho; a subcorregedora do MP-BA, a associada da Ampeb Márcia Luzia Guedes de Lima, representando o corregedor-geral Zuval Gonçalves Ferreira; a ouvidora do MP Baiano, Cleusa Boyda de Andrade; a defensora pública e coordenadora da Defensoria Pública Especializada em Curadoria Especial, Mônica Aragão, representando o defensor público geral, Rafson Saraiva Ximenes; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Bahia, Fabrício de Castro Oliveira; o procurador-geral de contas junto ao Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Antônio Tarciso Souza de Carvalho; o presidente da Associação de Juízes Federais (AJUFE-BA), Saulo Casali Bahia, representando o juiz diretor do Foro da Justiça Federal da Bahia, Dirley da Cunha Júnior; a presidente da Associação dos Magistrados da Baha, Élbia Araújo, representando o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, Jayme Martins de Oliveira Neto; a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região, Cecília Pontes Barreto Magalhães; o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Carlos Alberto Medauar, representando o presidente Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santana Cruz e o presidente do Instituto dos Auditores Fiscais, Marcos Antônio da Silva Carneiro.

A extensão da mesa foi composta pelo diretor secretário da Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia, Alessandro Moura dos Santos, representando a presidente Elaina da Silva Rosas; o procurador do município André Bastos Vaccareza, representando o presidente da Associação dos Procuradores do Município de Salvador, Eduardo Amin Menezes Hassan; o corregedor-chefe da Polícia Militar da Bahia, Coronel PM Antonio Barbosa Neto, representando o comandante da Polícia Militar do Estado da Bahia, CEL Anselmo Brandão e o promotor de Justiça Militar, Irabeni Oliveira, representando o Ministério Público Militar.  

A nova composição da diretoria da Ampeb é a seguinte:

– Presidente: Adriano Marcus Brito de Assis

– Vice-presidente: Tiago de Almeida Quadros

– Secretário-geral: Audo da Silva Rodrigues

– Diretora Administrativa: Lucy Mary Freitas Conceição Thomas

– Diretora Financeira: Márcia Munique Andrade de Oliveira

– Diretora Sociocultural: Rita Márcia Leite Santos

– Diretor de Esportes: Paulo César de Azevedo

 

 CONSELHO CONSULTIVO:

-Aurivana Curvelo de Jesus Braga

-Mônica Teresa Gonçalves da Silva do Nascimento

-Janaína Pereira Fonsêca Ricon

Suplente: Ana Dalva Reis de Queiroz

 

CONSELHO FISCAL:

-Márcia Rabelo Sandes

-Clarissa Diniz Guerra de Andrade Sena

-Daniel de Souza Oliveira Neto

1º suplente: Andréa Lemos Fontoura
2º suplente: Rui Gomes Sanches Júnior
3º suplente: Marcel Bittencourt Silva

 

Ministério Público do Estado da Bahia Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Conselho Nacional do Ministério Público