Notícia

13 de outubro de 2022 - 16:33 - Em destaque Notícias

Dia do Professor: Promotores e procuradores de Justiça fortalecem o MP-BA ao levarem a instituição para as salas de aula

Foto Sérgio Figueiredo

Décadas de dedicação ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) e à docência reuniram promotores e procuradores de Justiça nesta quinta-feira (13), na sede da AMPEB, em uma homenagem aos membros que também atuam como professores.

Com o tema “Os desafios da carreira e a missão de lecionar”, os participantes puderam contar um pouco de sua trajetória em ambas as carreiras e destacaram a importância da atividade docente para a difusão do trabalho do Ministério Público.

Durante o evento, foram homenageados os promotores de Justiça Carlos Martheo Gomes, Cristiano Chaves, Cristina Seixas, Gilberto Amorim, Gustavo Pereira, Itana Viana, João Paulo Schoucair, Luiz Henrique Marques, Rita Tourinho, Roberto Gomes, Rogério Queiroz e Rudá Figueiredo, e os procuradores de Justiça Cleonice Lima, Marco Antônio Chaves, Ulisses Campos e Zuval Gonçalves. A sócio contribuinte da AMPEB e desembargadora do TJ-BA Nágila Brito também recebeu uma homenagem por sua atuação como professora.

O presidente da AMPEB, Adriano Assis, lembrou que, em um passado recente, a questão dos membros do MP na academia foi motivo de polêmica e de questionamentos em corregedorias, procuradorias-gerais e no CNMP, além de ser vista com preconceito também dentro do próprio parquet.

“A nossa Diretoria resolveu chamar a atenção para a importância de termos entre nossos colegas, promotores e procuradores que ocupam esse espaço importante dentro da academia do Direito, formando os jovens que hoje e amanhã vão, de alguma maneira, compor a nossa instituição e outras, e liderá-las. A partir do trabalho dos senhores e das senhoras, é que essas pessoas poderão ter uma visão mais clara, menos estigmatizada do que é ser Ministério Público”, explicou o presidente.

A procuradora-geral de Justiça da Bahia e presidente do CNPG, Norma Angélica Cavalcanti, citou que um dos pilares de sua vida é a educação. “A educação, a fé, a esperança e o meu trabalho me fazem a pessoa que sou, sempre tentando ser melhor. É uma luta constante de todos nós dentro do Ministério Público buscar uma educação melhor para a população da Bahia. Assim como outras carreiras, é importante termos colegas na academia para que seja mais fácil vender o produto Ministério Público”, acrescentou a PGJ.

A promotora de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo, diretora de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), diretora executiva da Rede Latino-Americana de Ministério Público Ambiental (REDEMPA) e professora de Direito Ambiental e Urbanístico da Faculdade Baiana de Direito, Cristina Seixas, afirmou que, se não fosse o MP-BA e a prática diária proporcionada pela instituição, seria inviável transmitir matérias tão difíceis, complexas e multidisciplinares na academia, pois “só a teoria não adianta”.

“Tenho muita satisfação em ser promotora de Justiça. Tenho a oportunidade de conversar com colegas advogados que sentam comigo hoje numa mesa de audiência, e que foram meus alunos, e eles entendem a ética do Direito Ambiental, entendem uma matéria como Ética. Não sei o que seria de mim sem ter sido professora e continuar sendo professora. Me aposentarei provavelmente ano que vem e serei professora em tempo integral”, adiantou Cristina.

A promotora de Justiça aposentada e professora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, do curso de Especialização em Direito Médico na UCSAL e da Faculdade Baiana de Direito, Itana Viana, revelou que a homenagem da AMPEB despertou nela o sentimento de pertencimento, pois, após a aposentadoria, é normal que haja uma certa dispersão entre os membros. “Encontrar vocês aqui hoje fez passar um filme na minha cabeça sobre muitas vivências, de nossa construção coletiva. É preciso incentivar esse registro do caminho que traçamos dentro e fora da instituição”, frisou Itana.

A corregedora-geral do MP-BA, Cleonice Lima, que está na Paraíba para agenda institucional, gravou um vídeo com mensagem em homenagem aos membros professores, ressaltando o exemplo e a inspiração que cada um deles tem na vida de seus alunos.

Outros membros que exercem ou já exerceram a função de professor concomitantemente com a carreira do MP-BA também receberão uma placa em homenagem aos trabalhos desenvolvidos:

  1. Adriana Patrícia Cortopassi Coelho
  2. Adalvo Nunes Dourado Júnior
  3. Alex Bezerra Bacelar
  4. Antônio Sérgio dos Anjos Mendes
  5. Almiro de Sena Soares Filho
  6. Arx Thadeu Aragão Cruz
  7. Aurisvaldo Melo Sampaio
  8. Claudio Jenner de Moura Bezerra
  9. Dulce Calmon de Bittencourt Pinto de Almeida
  10. Edmundo Reis Silva Filho
  11. Elmir Duclerc Ramalho Júnior
  12. Evandro Luis Santos de Jesus
  13. Everardo José Yunes Pinheiro
  14. Fabrício Rabelo Patury
  15. Fernando Gaburri de Souza Lima
  16. Heron José de Santana Gordilho
  17. José Dutra de Lima Júnior
  18. José Gomes Brito
  19. José Ubiratan Almeida Bezerra
  20. Joseane Suzart Lopes da Silva
  21. Luiz Estácio Lopes de Oliveira
  22. Moacir Silva do Nascimento Júnior
  23. Marília Lomanto Veloso
  24. Nivaldo dos Santos Aquino
  25. Paulo Gomes Júnior
  26. Paulo Eduardo Garrido Modesto
  27. Rômulo de Andrade Moreira
  28. Wellington César Lima e Silva

Lançamento

Durante o evento nesta quinta-feira (13), foi lançado o livro “Comentários à Lei de Improbidade Administrativa. Interpretação constitucional em consonância com a eficácia jurídica e social”, obra que conta com a participação dos promotores do MP-BA Bruno Pinto, Frank Ferrari e João Paulo Schoucair.

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!