Notícia

16 de março de 2022 - 14:28 - Em destaque Notícias

Dia de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas alerta para a responsabilidade de cada cidadão na conservação do planeta

Instituído pela Lei nº 12.533/2011, o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas é celebrado em 16 de março e tem como objetivo, como o próprio nome já adianta, promover a conscientização da população sobre a importância de ações que reduzam os impactos das mudanças climáticas.

A proposta é que o assunto seja debatido nas escolas, através de “atos, eventos, debates e mobilizações relacionados a medidas de proteção dos ecossistemas brasileiros”. E que, a partir dessas discussões, surjam alternativas mais sustentáveis para as mais diversas áreas.

O assunto é tão relevante que a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu entre seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ou ODS, a ação contra a mudança global do clima; o consumo e produção responsáveis; a energia limpa e acessível; as cidades e comunidades sustentáveis. Os desafios são propostos para todas as nações para serem cumpridos até o ano de 2030, a fim de que todos os países cresçam e cooperem nessa agenda de sustentabilidade.

A ONU alerta que é possível evoluir atendendo às necessidades da geração atual, sem comprometer a existência das gerações futuras. Para isso, é preciso o comprometimento de governantes, autoridades e da população em geral.

Por exemplo, pequenos hábitos como fechar a torneira ao escovar os dentes, diminuir o tempo no chuveiro, reduzir o consumo de itens descartáveis, jogar embalagens na lixeira, substituir as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de LED, retirar os aparelhos da tomada quando estiverem sem uso, reutilizar a água da máquina de lavar na limpeza do carro e reciclar o lixo, fazem uma grande diferença quando cada um faz a sua parte.

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!