Os promotores de Justiça Márcio José Cordeiro Fahel, Ediene Santos Lousado e Millen Castro Medeiros de Moura foram os escolhidos pelos membros do MP para integrar a lista tríplice que será enviada ao governador da Bahia, Jaques Wagner, a quem caberá a escolha do novo procurador-geral de Justiça.
A eleição aconteceu durante o dia de hoje, segunda, 24, na sede do MP, no Centro Administrativo da Bahia. Márcio Fahel recebeu 271 votos, seguido de Ediene Lousado, com 208, e Millen Castro, 180. O escolhido assumirá a gestão do MP pelo biênio de 2014/2016, substituirá Wellington César Lima e Silva, que por quatro anos conduziu o parquet baiano. O nome do futuro representante do MP será conhecido em até quinze dias após a composição desta lista tríplice e envio ao governador pelo atual PGJ.
Foram computados 507 votos. Os que atuam no interior foram responsáveis por 271 votos de um total de 303 previsto. Houve apenas um voto branco e nenhum voto nulo. Os demais candidatos ficaram com a seguinte pontuação: Antônio Sérgio dos Anjos Mendes, com 171 votos; Rita Andrea Rehen Almeida Tourinho, com 161 votos; Gilberto Costa de Amorim Júnior, com 154 votos; Washington Araújo Carigé, com 113 votos; Marcelo Henrique Guimarães Guedes, com 74 votos; Waldemir Leão da Silva, com 20 votos; e Heron José de Santana Gordilho, com 19 votos.
MAIS DEBATE – A Ampeb realizou algumas atividades para as eleições do novo procurador-geral de Justiça do Estado no intuito de fomentar uma maior reflexão nos debates que antecederam o pleito. Entre estes houve um com participação da sociedade civil e imprensa, algo inédito na história do MP da Bahia. O presidente da Ampeb, Alexandre Soares Cruz, parabenizou os escolhidos declarando que a Ampeb cumpriu seu papel proporcionando um debate exaustivo sobre o Ministério Público durante todo o processo eleitoral.
SOBRE OS CANDIDATOS – Voltaram à disputa de 2014, os promotores Antônio Sérgio dos Anjos Mendes e Gilberto Costa de Amorim Júnior que haviam concorrido em 2012, e na ocasião obtiveram 212 votos e 206 votos, respectivamente. Dessa vez, duas mulheres também estavam concorrendo ao cargo: Ediene Santos Lousado, ex-secretária-Geral do Ministério Público; e Rita Andrea Rehen Almeida Tourinho, integrante do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Publico e da Moralidade Administrativa (Gepam).
Ainda na disputa, os promotores Heron José de Santana Gordilho, promotor de Justiça do Meio Ambiente; Marcelo Henrique Guimarães Guedes, coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama). Além dos promotores Márcio José Cordeiro Fahel, ex-chefe de gabinete do atual procurador-geral de Justiça; Millen Castro Medeiros de Moura, coordenador do Núcleo de Apoio à Implantação, Estruturação e Funcionamento dos Conselhos de Direitos e Tutelares e Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente (Naic); Waldemir Leão da Silva, assessor de gestão Estratégica; e o procurador de Justiça e ex-corregedor Washington Araújo Carigé.