Quando um plano de saúde coletivo tem um número elevado de segurados, familiares e dependentes realizando cirurgias, consultas e exames, ele pode sofrer um reajuste por sinistralidade, também chamado de reajuste técnico. Para evitar que esse aumento aconteça com a SulAmérica Saúde, apólice mantida pela Ampeb junto a seus associados, a entidade selecionou algumas dicas que podem ajudar os beneficiários a otimizarem o uso do seguro saúde:
• Entregar resultados de exames e fazer revisão médica dentro de 15 dias subsequentes à consulta;
• Evitar ir a mais de um médico da mesma especialidade para conclusão de diagnóstico;
• Marcar consulta com um clínico geral, caso não tenha a especialidade definida;
• Procurar um pronto-socorro somente em casos de emergência, pois nestas unidades de atendimentos são cobradas taxas extras (consulta de emergência é 30% mais cara e não dá direito à revisão);
• Dar preferência aos laboratórios, clínicas e médicos da lista de referenciados (credenciados): consultar rede de credenciamento;
• No aplicativo da SulAmérica, o segurado pode ter atendimento médico, inclusive com especialistas de todo o Brasil. Há ainda uma área voltada somente para pacientes com o coronavírus. As consultas estão disponíveis 24h, todos os dias da semana. Mais conforto e comodidade para os beneficiários, sem exposição a riscos;
• No app, os segurados também podem ter acesso ao serviço de Psicoterapia por videoconferência;
• A SulAmérica Saúde disponibiliza também o telefone 0800 0800 888 para orientações sobre assuntos relacionados à saúde, além de atendimento especial para situações de emergência;
• Através de seu aplicativo e da Central de Atendimento 4004 -5900, a SulAmérica oferece consulta à rede credenciada, reembolso e autorizações.
Alertas
• Cada associado faz parte de uma apólice coletiva e, se a utilização for inadequada, gera pressão nos custos desta apólice. Portanto, a utilização disciplinada é importante para manter os benefícios do seguro saúde;
• A carteira de identificação é um “cheque em branco”, de uso pessoal e intransferível. Portanto, ao usá-la, é preciso ter cuidado e atenção;
• Não é seguro assinar guias em branco. Recomenda-se conferir antes de assinar;
• Procure o Serviço Social da Ampeb quando houver impasse contratual, pois temos soluções para inúmeros conflitos e impasses, o que evita demanda judicial e reduz a sinistralidade e a pressão de custos operacionais da apólice.
Lembre-se: A negociação do percentual anual de reajuste do plano depende diretamente do índice de sinistralidade.