Notícia

16 de maio de 2022 - 16:42 - Em destaque Notícias

Com foco na segurança pública, CNMP inicia correição no MP-BA: ‘Queremos contribuir para reduzir a violência no estado’

Membros da Corregedoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) iniciaram, nesta segunda-feira (16), uma correição extraordinária no Ministério Público da Bahia (MP-BA). O trabalho seguirá até a quarta-feira (18) e envolve as unidades do MP de Camaçari, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Salvador e Simões Filho.

O corregedor nacional Oswaldo D’Albuquerque e sua equipe pretendem analisar a atuação do Ministério Público baiano, principalmente das Promotorias de Justiça com atribuição na área de Segurança Pública. A procuradora-geral de Justiça da Bahia, Norma Cavalcanti, e o presidente da Ampeb, Adriano Assis, receberam os membros do CNMP na abertura da correição, na sede principal do MP, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O evento contou também com as presenças da corregedora-geral do MP-BA, Cleonice Lima, do secretário estadual de Segurança Pública, Ricardo Mandarino, do secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, José Antônio Gonçalves, da delegada-geral da Polícia Civil da Bahia, Heloísa Brito, de diversos procuradores e promotores de Justiça do parquet baiano, além de conselheiros do CNMP.

Para o presidente da Ampeb, o trabalho da Corregedoria Nacional é essencial para orientar os membros, dividir boas práticas e buscar mais eficiência nas atividades sensíveis da área criminal.

Preocupada com os elevados índices de violência e de crimes contra a vida na Bahia, a corregedora-geral do MP-BA garantiu que a instituição está de portas abertas para os conselheiros, a fim de que novos rumos sejam tomados para o avanço do Ministério Público estadual, ainda que seja necessário passar por “alguma dor e sofrimento” durante esse processo.

A procuradora-geral de Justiça da Bahia, por sua vez, destacou o déficit de promotores e procuradores de Justiça na instituição, o que tem prejudicado muito a atuação dos membros. “Nosso trabalho aqui é de muita luta. Peço que [o CNMP] avalie baseado nesse conjunto de sacrifícios que nós fazemos e que é acompanhado e orientado por Dra Cleonice […] Que possamos fazer essa travessia em benefício do povo da Bahia”, acrescentou Norma Cavalcanti.

O corregedor nacional Oswaldo D’Albuquerque lembrou que um dos objetivos da correição é fortalecer a integração do MP-BA com a segurança pública, otimizando o trabalho com os recursos humanos e materiais disponíveis. “Minimizamos as dificuldades e os obstáculos quando trabalhamos integrados. Não estamos buscando erros ou culpados por eventuais problemas. Queremos que o MP contribua para a redução dos altos índices de violência que atingem o estado, a fim de que a população tenha a sensação de segurança”, apontou D’Albuquerque.

 

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!