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8 de novembro de 2012 - 14:24 - Notícias

CNMP lança campanha pela valorização da vida

 

Notícia da Hora
Brasília, 08 de novembro de 2012.

 

     
 

 

CNMP lança campanha pela valorização da vida

  

 

 

“Conte até 10. A raiva passa. A vida fica”. Essa é a atitude que o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) propõe aos brasileiros que estiverem prestes a cometer um ato de violência contra alguém. O Conselho lançou a campanha durante entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (07). O lançamento contou com a presença do presidente da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), Antonio Marcos Dezan, representando a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), dos presidentes da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP), Marcello Queiroz, da Associação Paraibana do Ministério Público (APMP), Amadeus Lopes Ferreira, do presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), Oswaldo Trigueiro, da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo, do vice-presidente da AMPDFT, Trajano Sousa de Melo, do presidente do CNMP, Roberto Gurgel, da conselheira e coordenadora do Grupo de Persecução Penal da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), Taís Ferraz, e da judoca Sarah Menezes.

 

A campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude” foi idealizada para combater essas mortes. A campanha manter o controle antes de cometer qualquer violência. A iniciativa faz parte da Enasp e conta com a parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Ministério da Justiça (MJ).

 

Segundo levantamento compilado pelo CNMP, entre 2011 e 2012, os homicídios por impulso e por motivo fútil representaram desde 25% a mais de 80% dos crimes cometidos, a depender do estado. Os números são relativos a 15 estados e ao Distrito Federal, foram remetidos pelas Secretarias de Segurança Pública ou pelo Ministério Público e encaminhados ao CNMP pelos gestores de metas da Enasp. Para evitar essas mortes, a Campanha propõe contar até dez e manter o controle.


De acordo com Roberto Gurgel, os homicídios por impulso “são crimes em que, na grande maioria das vezes, o autor se arrepende no momento seguinte ao disparo”. A conselheira Taís Ferraz explicou que o estudo confirma a percepção dos agentes do Sistema de Justiça que atuam nas Metas 2, 3 e 4 da Estratégia, que pretendem concluir os inquéritos e as ações penais antigas de crimes de homicídio. “Durante esforço concentrado para a análise de milhares de inquéritos de homicídio antigos em todo o Brasil, percebeu-se que um número expressivo dos crimes investigados havia sido cometido sem premeditação, por impulso ou por motivo fútil. Boa parte deles, inclusive, tinha como autores pessoas sem histórico c riminal”, disse ela.

 

Também participaram do lançamento o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o senador Pedro Taques (PDT/MT), o deputado Romário (PSB/RJ), o secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Flávio Caetano, o juiz auxiliar do Conselho Nacional de Justiça, Luciano Losekann, o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, a conselheira do CNMP, Cláudia Chagas, e o Promotor de Justiça do Espírito Santo Pedro Ivo de Souza.

 

Campanha

 

Quatro atletas estrelam os filmes da campanha, que serão veiculados gratuitamente pelas principais emissoras de TV do país. Anderson Silva, campeão mundial peso-médio do UFC; Júnior Cigano, campeão mundial peso-pesado do UFC; Leandro Guilheiro, judoca duas vezes campeão olímpico; e Sarah Menezes, judoca campeã olímpica em 2012. Eles aderiram à iniciativa sem cobrar cachê. Entre as mensagens inseridas na ação estão “Quem é da paz não briga”, “A raiva passa. A vida fica” e “Sua vida vale mais que qualquer briga”.

 

O material de divulgação inclui jingles de reggae, rap e funk, anúncios para jornais e revistas, ações em mídias digitais e rede sociais e game. O material será veiculado gratuitamente por mais de 26 emissoras de televisão nacionais e regionais, abertas e a cabo, 115 rádios em todo o país, 35 revistas e 40 jornais, além de portais de internet e mídias alternativas (cinemas, mídia indoor, etc).

 

Também está em produção, em parceria com o Ministério da Educação, uma cartilha educativa que tem como objetivo orientar professores sobre como tratar o tema da violência em sala de aula. O material será distribuído em todo o Brasil a partir de 2013. O Ministério Público está organizando eventos regionais de lançamento, muitos em escolas públicas com histórico de violência, para repercutir a campanha e mobilizar a sociedade local. Já há eventos confirmados em 13 estados.

 

“Para atingir essa parcela da população, buscamos o apoio de atletas que se tornaram ídolos dos nossos jovens. Precisamos reverter os números de homicídios nessa faixa etária, que são alarmantes”, afirmou Taís Ferraz. Entre 1980 e 2010, as mortes de jovens com até 19 anos cresceram mais de 370% no país.

 

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Antonio Marcos Dezan e Taís Ferraz

 

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Pedro Ivo (esq.), Taís Ferraz, Ana Rita Nascimento , Marcello Queiroz, Cláudia Chagas (dir.)

 

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Amadeus Lopes Ferreira (esq.), Oswaldo Trigueiro, Taís Ferraz (dir.)

 

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Imagem geral do lançamento

 

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Cartaz publicitário da campanha

 

Fonte: com informações do CNMP

 

 

 

Esta é uma publicação da CONAMP.

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