Notícia

8 de novembro de 2012 - 14:10 - Notícias

CNMP lança campanha para diminuir violência por motivo fútil

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) está lançando nesta quinta-feira, 8 de novembro, a campanha “Conte até dez. Paz. Essa é a atitude”. O objetivo da campanha é evitar as mortes cometidas em atitudes impulsivas ou por motivos fúteis, que poderiam ser evitadas se a calma fosse mantida, a exemplo de brigas em bares, discussões no trânsito ou entre vizinhos.  A Ampeb apoia e parabeniza a iniciativa da campanha, que aprecia e defende a valorização da vida.

A iniciativa faz parte da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) e conta com a parceria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Ministério da Justiça (MJ). Segundo levantamento compilado pelo CNMP, entre 2011 e 2012, os homicídios por impulso e por motivo fútil representaram desde 25% a mais de 80% dos crimes cometidos, a depender do estado. Os números são relativos a 15 estados e ao Distrito Federal, e foram remetidos pelas Secretarias de Segurança Pública ou pelo Ministério Público e encaminhados ao CNMP pelos gestores de metas da Enasp.

Para evitar essas mortes, a campanha propõe que os brasileiros contem até dez e mantenham o controle nessas situações, alertando que a raiva passa, e a vida fica. Anderson Silva, Júnior Cigano, Leandro Guilheiro e Sarah Menezes são os atletas que estrelam a campanha.

Fonte: CNMP/Ascom

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!