Notícia

24 de setembro de 2018 - 21:11 - Em destaque Notícias

Cleusa Boyda é reconduzia ao cargo de ouvidora-geral do MP baiano

Foi realizada, na tarde desta segunda-feira (24), a posse da procuradora de Justiça Cleusa Boyda ao cargo de ouvidora-geral do Ministério Público do Estado da Bahia, biênio 2018/2020. Reconduzida ao cargo, a empossada falou do importante papel da Ouvidoria na consecução das idéias e participação cidadã. “Hoje temos certeza que não existe mais espaço para uma ouvidoria estática, de mera recebedora e repassadora de reclamações, denúncias e informações. Estamos preocupados com o labor pedagógico e construtivista no ato de ouvir e informar cidadãos a respeito dos seus direitos e deveres. Tornando-os, cada dia, mais conscientes e aptos a buscar a melhor prestação de serviço possível”, afirmou. Única candidata ao cargo, a associada da Ampeb recebeu 35 votos do Colégio de Procuradores de Justiça e agradeceu a demonstração de confiança dos colegas em seu trabalho.

A presidente da Ampeb, Janina Schuenck, esteve presente na solenidade e parabenizou a procuradora pela recondução e enfatizou o quanto a mesma exerce com maestria o papel de ouvidora. “A Ouvidoria tem um papel importante porque é o órgão que exerce a empatia com o cidadão. É através da Ouvidoria que o MP consegue perceber o que o cidadão espera de nossa Instituição, o que anseia a comunidade, seu destinatário maior”, afirmou.

A ouvidora-geral do MP do Maranhão e presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do MP, Rita de Cassia Batista, afirmou que Cleusa Boyda acolhe e agrega, por isso será ouvidora por dois mandatos consecutivos. “Porque tem demonstrado saber que as ouvidorias dos MPs brasileiros são espaços de criatividade e ousadia, no melhor sentido da palavra, em que é mantida com o cidadão e com o público interno uma relação amigável, de modo a contribuir para a garantia da transparência, através do cumprimento dos princípios da administração pública”, declarou.

A procuradora-geral de Justiça do MP-BA, Ediene Lousado, afirmou que a recondução de Cleusa Boyda simboliza o desempenho irretocável neste dois anos na condução da Ouvidoria. “Um dos mais importantes cargos, notadamente para o Ministério Público, que precisa estreitar cada vez mais o diálogo com a sociedade”, destacou.

Estiveram presentes na solenidade, familiares, amigos e autoridades. Além da empossada, fizeram parte da mesa diretora a presidente da Ampeb, a procuradora-geral de Justiça do MP-BA, Ediene Lousado, o corregedor-geral da Instituição baiana, Zuval Gonçalves, a PGJ adjunta Sara Mandra Rusciolelli de Souza, o corregedor-geral da SSP/BA, Nelson Gaspar Álvares Pires Neto, o desembargador Mário Alberto Hirs e Rita de Cassia Batista.

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!