O associado da Ampeb, o promotor de Justiça Elmir Duclerc, lançou, em conjunto com os professores Lucas Carapiá, Renato Schindler e Vinícius Assumpção, a 2ª edição do livro “Introdução aos Fundamentos do Direito Processual Penal”.
A obra é o resultado das reflexões feitas ao longo da sua história profissional como promotor de justiça e professor de Direito Processual Penal e trata sobre os rumos do ensino do Direito na atualidade e seus efeitos na atuação concreta dos profissionais das carreiras jurídicas no Brasil.
O livro destaca a existência de uma contradição entre as diretrizes estabelecidas pelo MEC para o perfil e habilidades que deve apresentar o egresso de um curso de Direito e a lógica que domina as relações no mercado de trabalho e que vem sendo reproduzida nos cursos oferecidos por muitas instituições de ensino.
Elmir foi um dos fundadores Instituto Baiano de Direito Processual Penal – IBADPP, criado em 2010 como um espaço de reflexão crítica sobre o processo penal e as ciências criminais, de um modo geral. “Em quase dez anos de existência e muito esforço e dedicação, posso dizer que aquela foi, sem dúvida, uma das mais felizes ideias que fui capaz de produzir”, afirmou.
Hoje o Instituto está consolidado (internacionalmente, inclusive) como uma referência no cenário da produção científica, do pensamento crítico e da resistência democrática em Ciências Criminais, com quase uma centena de associados, grupos de estudo, publicações, atividades de pesquisa e eventos jurídicos regionais e internacionais de processo penal que, sem qualquer falsa modéstia, não encontram paralelo do Oiapoque ao Chuí.
O livro está disponível no site da editora Tirant. Veja como adquirir a obra clicando aqui.