O desembargador José Edivaldo Rotondano tomou posse, nesta quinta-feira (5), como presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Associado da AMPEB, ele comandará o Judiciário baiano no biênio 2026-2028.
A cerimônia simbólica que deu posse à nova Mesa Diretora do Tribunal aconteceu no Fórum Ruy Barbosa. Em seu discurso, Rotondano ressaltou que a nova gestão será pautada pela continuidade administrativa e pelo trabalho coletivo.
“Projetando o futuro, enxergo que a minha missão não é superar, mas agregar a tudo aquilo que foi construído pelos meus antecessores. Nosso projeto é coletivo, pautado no conjunto e desprovido de qualquer pretensão individual”, afirmou. O desembargador também destacou o compromisso de tornar o Judiciário mais próximo da sociedade, com prestação jurisdicional célere e eficiente.
O novo presidente adiantou que a experiência adquirida como integrante do Conselho Nacional de Justiça integra a bagagem que pretende aplicar à frente do Tribunal, especialmente no aprimoramento da gestão e no fortalecimento institucional do Judiciário baiano.
A AMPEB esteve representada na cerimônia pela presidente em exercício Marly Barreto, que destacou a trajetória do ex-colega de MP. “Natural de Santa Inês, meu conterrâneo do Vale do Jequiriçá, Rotondano construiu uma trajetória marcada pelo comprometimento com a justiça e respeito às suas origens. Sua carreira, iniciada no Ministério Público e consolidada como procurador e desembargador, hoje, laureada pela assunção ao honroso cargo de Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia. Desejo muito sucesso em sua nova missão”, relembrou Marly.
Mesa Diretora do TJ-BA (biênio 2026–2028)
Presidente: José Edivaldo Rocha Rotondano
1º vice-presidente: Josevando Souza Andrade
2º vice-presidente: Mário Albiani Alves Júnior
Corregedor-geral da Justiça: Emílio Salomão Pinto Resedá
Corregedora-geral do Foro Extrajudicial: Pilar Célia Tobio de Claro