AMPEB AMPEB

Notícias

11/04/2014 13:36 Notícias

Ampeb solicita providências emergenciais para contornar problemas com o e-SAJ

COMPARTILHE:

Não recebimento de autos eletrônicos no espaço virtual pertinente do portal e-SAJ, embora conste em controle mantido pelos cartórios que os mesmos autos estariam com vista ao Ministério Público; distribuição equivocada de autos eletrônicos com vista ao MP para outros órgãos, tais como Procuradoria do Estado e Defensoria Pública; e falta de acesso aos autos são os mais recentes problemas que os membros do Ministério Público estão tendo que enfrentar nas unidades judiciárias onde houve a implantação do processo eletrônico utilizado pelo Poder Judiciário, o e-SAJ. As informações são do presidente da Ampeb, Alexandre Soares Cruz, após conversas com promotores do interior e da capital do Estado.

Pensando em buscar caminhos que levem a minorar a situação, no início de março (12), o presidente da Ampeb enviou ofício ao presidente do TJ-BA, Eserval Rocha, apontando os novos problemas e solicitando a adoção de providências emergenciais para contornar, ainda que de forma paliativa, os problemas no atual sistema em uso.  Ele solicitou ainda, a convocação urgente de uma reunião com representantes da Procuradoria-Geral de Justiça, das Corregedorias-Gerais do Tribunal de Justiça e do Ministério Público, das Associações dos Magistrados da Bahia (Amab) e do Ministério Público (Ampeb) e da OAB.

Ainda no mês de março (26), o TJ-BA respondeu ao ofício, comunicando que as informações pontuadas estavam sendo devidamente analisadas, com vistas a uma rápida solução, inclusive com a colaboração do Ministério Público, por meio de seus representantes.

“A situação é bastante preocupante, tendo em vista que impede a atuação processual de promotores de Justiça e o adequado cumprimento de prazos processuais, colocando sob risco de perecimento o direito das partes e o interesse da sociedade baiana, cuja defensa incumbe ao Ministério Público”, explicou Cruz.

Além destes, desde o início da implantação do sistema, outros problemas graves motivaram gestões da Ampeb junto ao Tribunal de Justiça, a exemplo do acesso ao conteúdo audiovisual das audiências e a falta de intimação pessoal dos membros do Ministério Público quando à abertura de vista dos autos eletrônicos. Tais problemas levaram, inclusive, a necessidade de pedido de providência ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Veja aqui os ofícios da íntegra.

Ministério Público do Estado da Bahia Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Conselho Nacional do Ministério Público