A manhã desta sexta-feira, dia 25, foi de muito aprendizado para os participantes do primeiro encontro do projeto “Vamos falar de finanças?”, realizado pela Ampeb com o intuito de promover a educação financeira dos associados.
O presidente da Ampeb, Adriano Assis, fez a abertura do evento afirmando que, no Brasil, há uma lacuna em relação ao tema já que, culturalmente, a educação financeira não é estimulada. Ele destacou as mudanças no ambiente normativo e econômico que podem afetar diretamente a classe. “Vimos, por meio da diretoria e de sugestões de colegas, uma oportunidade de oferecer um momento qualificado aos colegas, dando o instrumental para que cada um tome suas decisões individuais”, disse.
Da diretoria da Ampeb participaram Rita Márcia Leite (sociocultural), Márcia Munique (financeira) e Paulo César Azevedo (esportes). A ex-presidente da entidade de classe, Janina Schuenck, também participou do evento.
A primeira palestra, mediada pelo associado André Fetal, foi ministrada por Marília Fontes, que possui 11 anos de experiência no mercado financeiro. Trabalhou como gestora de renda fixa e câmbio da Assets como Itaú, Mauá e Kondor, em fundos de até 2 bilhões de reais, com operações nacionais e internacionais. Na Empiricus foi a analista fundadora e responsável pelos relatórios: Tesouro Empiricus e Empiricus Renda fixa. Mestre em economia pela
Insper e autora do livro “Renda fixa NÃO é fixa”. Marília falou sobre renda fixa, taxas de mercado e um pouco do cenário macroeconômico atual. A palestrante disponibilizou seu curso online gratuito para aqueles que tenham interesse. Basta acessar o site https://www.nordresearch.com.br , entrar na área de assinantes e se cadastrar com um endereço de e-mail e senha.
O segundo momento contou com a palestra de Henrique Bredda, sócio fundador e gestor dos fundos da família Black. Ele iniciou a carreira em 2002, passando pelo Unibanco, Spinnaker Capital Group, Ashmore Brasil, FVF Participações, VentureStar Capital Management. Foi sócio fundador da Skipper Investimentos, onde atuou como analista e gestor de renda variável de 2010 a 2013, além de gestor de carteira de valores mobiliários autorizado pela CVM. O mediador da palestra foi o associado Sérgio Mendes. Entre os pontos abordados por Bredda estavam o comportamento do mercado de ações, as influências das crises na bolsa de valores e informações importantes para decidir em quais empresas investir, a exemplo do tipo de lucratividade líquida que a organização vem tendo.
O evento ocorreu no auditório do Mundo Plaza, localizado na Tancredo Neves. Houve transmissão ao vivo das palestras no site e no aplicativo da Ampeb para os associados que não puderam comparecer.
O presidente e diretores da entidade entregaram o certificado de participação aos palestrantes, que ainda foram agraciados com lembranças da Bahia. Adriano Assis agradeceu a presença dos especialistas e afirmou que esse é o primeiro de outros eventos sobre o tema que ainda serão promovidos.