No dia do Ministério Público, comemorado em 14 de dezembro, o MP da Bahia realizou a cerimônia de abertura da “Semana do MP”. O evento, que ocorreu de forma híbrida (virtual e presencial), contou com a participação do presidente da Ampeb, Adriano Assis.
Em seu discurso, Adriano afirmou que nem mesmo o difícil ano da pandemia deve arrefecer a celebração de dia tão importante, “porque nele demonstramos, uma vez mais, o nosso compromisso com a sociedade brasileira, cumprindo fielmente o mandato constitucional que a ela nos vincula”, declarou.
O presidente também enfatizou que a Ampeb esteve ao lado dos associados e da Instituição em todos esses momentos, atendendo as demandas, promovendo as articulações necessárias, dentro e fora do Ministério Público, com o objetivo de resguardar direitos e prerrogativas neste grave momento nacional.
Parabenizou a organização do evento, cuja abertura foi feita pelo associado e ex-vice-presidente da Ampeb, Tiago Quadros, que atualmente é coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). Ademais, lembrou do aniversário de 50 anos da
CONAMP, e os 60 anos da Ampeb, a serem festejados em 07 de fevereiro de 2021.
Com o tema ‘Qual Ministério Público queremos construir?’, a cerimônia foi conduzida pela procuradora-geral de Justiça do MP da Bahia, Norma Cavalcanti. Em sua fala, a chefe da Instituição afirmou que a Semana do MP deve ser um momento de reflexão para saber estão no caminho certo. “Diante dos obstáculos desse ano de pandemia do coronavírus, o MP se reinventou. Incrementamos o uso de novas tecnologias e no final sairemos mais fortes. Nos distanciamos fisicamente, mas a unidade do MP reverbera pela internet”, disse.
Também participaram da mesa virtual de abertura o procurador-geral da República Augusto Aras; o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, representando o governador Rui Costa; o presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), Fabiano Dallazen; a corregedora-geral do MP, a procuradora de Justiça Cleonice de Souza Lima; o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), o promotor de Justiça Manoel Murrieta.
Com informações do site do MP-BA