Notícia

5 de dezembro de 2022 - 11:26 - Em destaque Notícias

AMPEB parabeniza a associada Maria Auxiliadora Kraychete, nova procuradora de Justiça do MP-BA

A associada Maria Auxiliadora Kraychete tomou posse como procuradora de Justiça, na sexta-feira (2), na sede do Ministério Público estadual (MP-BA), no CAB, em Salvador. Conduzida pela procuradora-geral de Justiça da Bahia, Norma Angélica Cavalcanti, a cerimônia foi acompanhada pelo presidente da AMPEB, Adriano Assis, e por diversos membros do parquet.

Formada em Direito pela UFBA, Maria Auxiliadora ingressou no MP-BA em 1993 e passou pelas Promotorias de Justiça das cidades de Boquira, Mairi, Tucano e Alagoinhas. No ano de 2000, foi promovida para a 33ª Promotoria de Justiça de Assistência, em Salvador.

Na capital baiana, passou pela 6ª Promotoria de Justiça Criminal, 1ª Promotoria de Justiça Criminal e 5ª Promotoria de Justiça Criminal. Até a posse, atuou como assessora especial criminal da procuradora-geral de Justiça. A promoção para o segundo grau ocorreu por merecimento e a associada atuará na Procuradoria de Justiça Cível.

A nova procuradora disse que, desde muito jovem, tinha como principais metas em sua vida ser mãe e seguir a carreira do seu saudoso pai, Antônio Lôbo, que foi membro do Ministério Público. Conseguiu conquistar ambas. “Nada me aconteceu aleatoriamente, tudo me chegou na hora certa, no momento perfeito do roteiro divino […] Minha chegada no MP-BA foi marcante por diversas razões e exigiu muito trabalho, estudo e esforço. Agora, em outro âmbito, continuarei servindo com amor e devoção a sociedade e a minha instituição. Manterei as portas abertas e a interlocução constante com o primeiro grau”, ressaltou Maria Auxiliadora.

O presidente da AMPEB lembrou que Maria Auxiliadora foi diretora Social da entidade de classe nas gestões de Juarez Chastinet, entre 2003 e 2005, e de Norma Angélica Cavalcanti, entre 2005 e 2007, e promoveu diversas iniciativas importantes para a integração dos associados. “Dora é uma pessoa simples e aberta, de festa e de alegria, que coroa sua carreira de 29 anos no Ministério Público, sendo alçada, por merecimento, ao cargo máximo finalístico da nossa instituição, o de procuradora de Justiça. Ela comporá esse Colegiado que tem uma importância muito grande para o Ministério Público da Bahia”, afirmou Assis.

Emocionada, a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti contou que a amizade com Maria Auxiliadora começou em 1996, quando atuaram juntas na comarca de Alagoinhas. “Dora é uma irmã de coração, presente de Deus na minha vida […]. O MP sente-se honrado em homenageá-la. O ápice da carreira foi conseguido após 29 anos de trabalho árduo e de excelência. Seu trabalho engrandeceu o parquet baiano e teve o reconhecimento da população a qual serviu, e esse é um dos maiores méritos, por isso te parabenizo pela merecida promoção na carreira”, celebrou a PGJ.

Participaram da sessão solene o procurador-geral de Justiça Adjunto Paulo Marcelo Costa; a procuradora-geral de Justiça Adjunta Wanda Valbiraci; a ouvidora em exercício, procuradora de Justiça Elna Leite; o chefe de gabinete do MP-BA, o promotor de Justiça Pedro Maia; e o secretário-geral do MP-BA, o promotor de Justiça Alexandre Cruz.

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!