Notícia

8 de junho de 2021 - 13:24 - Em destaque Notícias

Ampeb lamenta falecimento de seu ex-presidente, Arnaldo Novis

A Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb) lamenta profundamente o falecimento de seu ex-presidente, o procurador de Justiça aposentado Arnaldo Augusto Santos Novis, na noite da última segunda-feira, dia 07 de junho de 2021, aos 91 anos.

Ele foi o quarto presidente da entidade de classe do Ministério Público do Estado da Bahia, entre 1979 e 1981. Sua gestão teve um marco importante para a história da Associação. Sua atuação e articulação com políticos baianos, à época, possibilitaram que a Ampeb fosse considerada de utilidade pública, através da aprovação de um projeto de lei com esse objeto, em dezembro de 1979. Também mandou confeccionar, no estado do Rio de Janeiro, carteirinhas personalizadas de identificação dos membros baianos.

Ingressou no Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), na década de 50. Passou pelas comarcas de Itapicuru e Miguel Calmon e foi transferido para a cidade de Lençóis. Em 1962, quando se preparava para assumir a Promotoria de Itaberaba, foi estudar Direito Criminal, nos Estados Unidos, onde passou um ano e meio. Ao retornar para o Brasil, com sua esposa Laís de Oliveira Novis, assumiu promotorias em Salvador e Itaparica. Aposentou-se no dia 31 de julho de 1990.

O associado conheceu a Ampeb na década de 60 através do fundador da entidade, José Raimundo Ramagem Badaró. Novis também ocupou cargos como conselheiro da entidade de classe em diversas gestões e sempre participou ativamente das discussões e ações em prol dos direitos dos membros aposentados e dos eventos comemorativos.

Em 2019, durante a solenidade de comemoração dos 410 anos do Ministério Público do Estado da Bahia, houve a outorga de 120 medalhas comemorativas dos 410 anos a autoridades e membros integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça do MP baiano. Representando a Ampeb, Arnaldo Novis foi um dos agraciados com a homenagem. À época, ele era o ex-presidente vivo mais antigo

A Ampeb agradece as contribuições valorosas do associado e a sua trajetória brilhante como membro do Ministério Público, externando imenso pesar pelo seu falecimento.  

Diretoria da Ampeb

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!