Notícia

14 de abril de 2021 - 12:12 - Direto de Brasília Em destaque Outras Notícias

Amazônia Legal é tema dos debates da próxima edição do Projeto Diálogos Ambientais

Na quinta-feira, 29 de abril, a partir das 16h, acontece a terceira edição do Projeto Diálogos Ambientais. Serão debatidos dois temas: “Resultados do Projeto Amazônia Legal Sem Resíduo” e “Política Públicas de Regularização Ambiental e Fundiária na Amazônia Legal”. A iniciativa é uma realização da Comissão do Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CMA/CNMP). A transmissão ao vivo será pelo canal do CNMP no YouTube.

Programação 

A primeira palestra do encontro será apresentada pelos pesquisadores do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) Thiago Rodrigues, Luane Souza, Juliana Gerhard e Adriana Oliveira. Os especialistas debaterão os “Resultados do Projeto Amazônia Legal Sem Resíduo”.

Na sequência, o ecologista e cofundador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM Amazônia), Paulo Moutinho, ministrará a palestra “Política Públicas de Regularização Ambiental e Fundiária na Amazônia Legal”.  De acordo com o palestrante, “a regularização fundiária na Amazônia é um dos requisitos fundamentais para que se tenha um ordenamento territorial na região que possa conciliar a preservação florestal, a produção e o respeito a direitos de povos originários e comunidades tradicionais, além de incentivo à pequena produção – especialmente agricultura familiar”. 

Compartilhamento de experiências  

O projeto “Diálogos Ambientais” é uma iniciativa da Comissão do Meio Ambiente do CNMP, presidida pelo conselheiro Luciano Nunes Maia. Foi concebido com o propósito de oferecer aos membros e servidores do Ministério Público e ao público em geral interessado exposições mensais com temas atuais e relevantes na temática ambiental, por meio do compartilhamento de experiências exitosas do Ministério Público, de outros órgãos públicos e dos segmentos da sociedade civil.

Serão realizadas palestras mensais entre fevereiro e novembro, sempre às 16 horas, para público aberto, por meio do canal do YouTube do CNMP. Os palestrantes são membros e servidores do Ministério Público, integrantes de outros órgãos públicos e dos segmentos da sociedade civil, com atividade comprovada e/ou especialidade na área de defesa do meio ambiente. 

Palestrantes  

Paulo Moutinho é doutor em ecologia e estuda as causas do desmatamento na Amazônia e suas consequências para a biodiversidade, mudança climática e habitantes da região. Ele trabalha na Amazônia há 30 anos e foi cofundador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM Amazônia), uma ONG brasileira de base científica. Também participou ativamente da constituição do Fundo Amazônia e da Política Nacional de Mudanças Climáticas.

Thiago Rodrigues é graduado em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília (UnB), mestre e doutor em Ciências Florestais e pós-doutor pelo Departamento de Engenharia Florestal (UnB). Atualmente é pesquisador em Avaliação do Ciclo de Vida no IBICT.

Luane Souza é bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB), mestra em Geografia na área de Gestão Ambiental e Territorial, na linha de pesquisa de Análise de Sistemas Naturais, na Universidade de Brasília (UnB), técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), pós-graduada em Geografia e Análise Ambiental, na Universidade Estadual do Goiás (UEG). Atualmente é pesquisadora no IBICT.

Juliana Gerhardt é bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestra em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é assistente de pesquisa no IBICT, desenvolvendo projetos na área de gestão de resíduos sólidos e Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).

Adriana Oliveira é bacharel em Engenharia de Energia na Universidade de Brasília (UnB) e mestre em Ciências Mecânicas (UnB). Atualmente é assistente de pesquisa no IBICT, desenvolvendo projetos na área de gestão de resíduos sólidos e Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).

Fonte: Site CNMP

Todas as Notícias

AGO - (HOJE) 04/03/2022 - PARTICIPE AGORA!