AMPEB AMPEB

Notícias

12/02/2021 14:20 Em destaque Notícias

AGE sobre mudanças no estatuto é colocada em estado de permanência. Vote nas propostas pelas enquetes!

COMPARTILHE:
AGE sobre mudanças no estatuto é colocada em estado de permanência. Vote nas propostas pelas enquetes!

A Ampeb promoveu, na manhã desta sexta-feira, dia 12/02, Assembleia Geral Extraordinária para discutir com os associados as propostas de alteração do estatuto da entidade. Entre as alterações sugeridas está a possibilidade de realizar a votação, de forma híbrida, para as eleições da AMPEB, ou seja, votação eletrônica e, subsidiariamente, com cédulas e cartas, assim como a exclusão de voto por carta após as eleições de 2023.

Além destas alterações, a diretoria propôs também a criação de duas novas diretorias: Diretoria de Aposentados e Pensionistas e Diretoria Jurídica e de Prerrogativas Institucionais. Outro ponto discutido na assembleia foi a alteração das competências do vice-presidente.

O secretário-geral da entidade, Audo Rodrigues, fez a abertura do evento, transmitido de forma online pelo site e aplicativo da Ampeb e pelo YouTube e sala da plataforma Zoom.  Após atingir o quórum mínimo necessário, Audo fez a leitura do edital de convocação e explicou que a iniciativa sugere alteração pontual do estatuto para que se adeque a realidade atual das demandas associativas, como a necessidade de divisão maior de atribuições entre os diretores.

Todas as propostas de modificação foram apresentadas detalhadamente pela diretora sociocultural, Rita Márcia Leite, que mostrou a redação atual do estatuto e as propostas para aprimorar o referido regimento. A respeito da implantação da votação hibrida, a diretora afirmou que o modelo favorece a ampla participação de todos, de forma mais prática e efetiva, sem a necessidade de deslocamento. Outrossim, citou a iniciativa de sucesso do Ministério Público do Estado da Bahia na implementação de votação eletrônica na Instituição no ano passado. Sobre ampliação do quadro de diretores, Rita Márcia expôs quais seriam as competências de cada um deles e explicou a mudança nas atribuições do vice-presidente.

Após a apresentação, Audo ratificou a importância de diluir as competências para equalizar as demandas dos diretores e abriu a palavra para as manifestações dos associados. Os demais diretores da Ampeb Paulo César Azevedo (esportes), Márcia Munique Andrade (financeira) e Lucy Mary Thomas (administrativa) também participaram da AGE. Veja aqui material com as propostas de mudanças.

Como não foi atingido o quórum para deliberação da pauta, a Assembleia está mantida em estado de permanência pelo prazo de 30 dias. A votação sobre a mudança no estatuto pode ser realizada respondendo aos seguintes questionamentos, disponibilizados nas enquetes (site e aplicativo):

1) Você concorda com a realização de votação, de forma híbrida, para as eleições da AMPEB (votação eletrônica e, subsidiariamente, com cédulas e cartas)?

2) Você concorda com a exclusão de voto por carta a partir das eleições de 2023?

3) Você concorda com a criação da Diretoria de Aposentados e Pensionistas?

4) Você concorda com a criação da Diretoria Jurídica e de Prerrogativas Institucionais?

5) Você concorda com as alterações das competências do vice-presidente?

Segue, em anexo, apresentação realizada na AGE acerca das modificações sugeridas para o Estatuto.

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – 2021 – Reforma Estatuto

Ministério Público do Estado da Bahia Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Conselho Nacional do Ministério Público