Todos os dez concorrentes estiveram presentes ao encontro ou enviaram representante formal. Debate com a classe teve data alterada para dia 14/02
O presidente da Ampeb, Alexandre Soares Cruz, esteve reunido na manhã de hoje, terça, 21 com os candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça para o biênio 2014-2016. O objetivo foi debater e definir as regras que vão margear as discussões nos dois debates a serem promovidos pela entidade.Todos os concorrentes estiveram presentes ou enviaram representantes. Participaram também alguns associados.
A reunião iniciou com alegações dos presentes a respeito do debate que ocorrerá no dia 31 próximo com representantes da sociedade civil e da imprensa. A argumentação maior foi em relação a exposição das deficiências da instituição por parte de um público leigo. Ao final das manifestações, os candidatos acordaram na realização do debate nos moldes propostos pela Ampeb e fizeram algumas alterações nas regras apresentadas, a exemplo da redução no tempo das perguntas e, por conta da quantidade de candidatos (um recorde em relação às últimas eleições para o cargo), o sorteio de cinco manifestações orais por parte da sociedade civil e encaminhamento do restante por escrito. “O debate vai dar oportunidade de a sociedade civil se aproximar da instituição. Vai facilitar a gestão da instituição por parte do futuro PGJ. Optamos por fazer isto para o próprio fortalecimento do MP”.
As regras pro debate com a classe também sofreram algumas alterações. Um exemplo foi o sorteio do candidato que irá responder a pergunta de seu concorrente, mas a mais significativa foi a mudança da data, de 7 para 14 de fevereiro. Foram indicados nomes de associados para a mesa receptora e revisora de ambos os debates. Por fim, o presidente da Ampeb apresentou as linhas gerais de formatação para publicação de artigo pelo Jornal A Tarde e para a entrevista individual com cada candidato que será feita na Revista da Ampeb, publicação que vem sendo elaborada e que substituirá a Folha do MP.
Estiveram presentes os candidatos Waldemir Leão, Heron Gordilho, Millen Castro, Márcio Fahel, Marcelo Guedes, Washington Carigé e Gilberto Amorim, que também representou Sérgio Mendes. Os promotores Adriano Assis e Adalvo Dourado representaram Rita Tourinho e Ediene Lousado, respectivamente.