AMPEB AMPEB

Notícias

12/12/2013 09:03 Notícias

MP tem de fortalecer vínculo com sociedade

COMPARTILHE:

interna

Presidente da Ampeb faz apelo para engajamento durante solenidade de abertura da Semana do MP

“Da sociedade não podemos nos desgarrar, fomos  instituídos para defendê-la”. Foi com este apelo que o presidente da Ampeb, Alexandre Soares Cruz, deu o tom de suas breves palavras na cerimônia que abriu, na noite de ontem, quarta , 11, a Semana do Ministério Público, no auditório da sede da entidade no Centro Administrativo da Bahia.

Segundo Cruz, é a sociedade que justifica a própria existência do Ministério Público, é a luz do sol que confere o norte da caminhada dos seus membros. “A escuridão não nos faz bem, é perniciosa, escamoteia. Temos de ficar de janelas abertas”, disse o presidente da Ampeb ao relembrar o marco da mobilização contra a PEC 37, que, conforme destacou, fez com que o MP reaprendesse o caminho do parlamento. E finalizou: “Somos vocacionados a ser exemplo. Covardia não combina com o MP. Garra. Determinação. Coragem. A sociedade espera isto de nós”.

A solenidade iniciou com a entrega de premiações para o Lar Vida, a medalha do mérito, e o Hospital Aristides Maltez, o prêmio J.J.Calmon de Passos. Em seguida, o coral MP em Canto fez uma apresentação antes do discurso do presidente da Ampeb e do procurador-geral de Justiça, Wellingto César Lima e Silva, que encerrou os pronunciamentos na tribuna e TAM,bem enfocou o engajamento social como parte fundamental para o fortalecimento dos vínculos, um dos principais objetivos da Semana do MP, ressaltando que a instituição pode tem do que se orgulhar.

A mesa  solene foi composta ainda pelo procurador-geral do Estado, Rui Moraes Cruz representando o governador Jacques Wagner; pelo corregedor-geral do MP, Franklin Ourives Dias da Silva; pelo deputado federal Gabriel Chalita, um dos conferencistas da programação científica que começa hoje. E ainda pelo coordenador do Ceaf, José Renato Oliva de Mattos; pela procuradora-chefe da República substituta Melina Flores representando Pablo Barreto, o procurador-chefe; pelo subdefensor-geral da Bahia Renato Amaral Elias representando a defensora-geral, Vitória Bandeira; pelo conselheiro da OAB/BA Fabrício Bastos de Oliveira representando o presidente, Luíz Viana Queiroz; pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Zilton Rocha e pelo procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Márcio Fernando Elias Rosa, que proferiu a conferência de abertura cuja tema é o mesmo de todo o evento “Compromissos e desafios do Ministério Público”.

A programação prossegue hoje, no Fiesta Bahia Hotel, no Itaigara, e encerra amanhã ao meio dia. Durante todo o dia de hoje, quinta, 12, representantes da Ampeb estarão vendendo os convites extras para convidados dos associados que quiserem ir à festa de confraternização no sábado, 14, no Sítio São Paulo. Haverá uma bancada no local do evento exclusiva para a comercialização do convite que está sendo vendido a R$ 100,00.

Ministério Público do Estado da Bahia Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Conselho Nacional do Ministério Público