AMPEB AMPEB

Notícias

24/08/2026 15:31 Em destaque Notícias

3º Congresso CONAMP Mulher é encerrado com compromisso renovado pela equidade de gênero

COMPARTILHE:
3º Congresso CONAMP Mulher é encerrado com compromisso renovado pela equidade de gênero

O 3° CONAMP Mulher encerrou nesta sexta-feira (21), no Trapiche Barnabé, em Salvador (BA). Promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e pela Associação do Ministério Público da Bahia (AMPEB), o congresso reuniu cerca de mil participantes ao longo de três dias de debates sobre liderança, autonomia e inovação institucional sob o tema “Mulher 4.0: A Evolução do Ministério Público em Perspectiva de Gênero”.

Na cerimônia de encerramento, a promotora de Justiça Rita Tourinho (MP-BA) leu a Carta Maria Quitéria, documento que reafirma o compromisso com a igualdade de gênero. A procuradora-geral de Justiça adjunta do MP-BA e coordenadora da Comissão das Mulheres da CONAMP, Norma Cavalcanti convocou as congressistas a manterem a unidade e o protagonismo institucional. “O que fica destacado é que precisamos ser fortes mas, para isso, nós temos que estar unidas. Mantenho o otimismo de que continuaremos avançando de forma consistente na garantia dos direitos e na proteção das mulheres. Ser uma mulher ‘4.0’ é honrar as tradições das nossas heroínas, utilizar o sistema a nosso favor e sair daqui fortalecidas”, concluiu.

O presidente da CONAMP, Tarcísio Bonfim, reforçou o papel decisivo da instituição na prevenção e no combate rigoroso às agressões de gênero. “Discutimos diversas realidades e analisamos, sobretudo, conjunturas e dificuldades que ainda precisamos enfrentar sob o olhar da prevenção e da repressão, combatendo a violência contra a mulher — seja ela política, institucional, física ou psicológica. O Ministério Público tem uma função primordial e não se furtará de cumpri-la, protegendo as mulheres, as vítimas e reafirmando que os ideais que unem cada mulher e cada homem da nossa instituição são e sempre serão maiores do que quaisquer dificuldades”, afirmou.

Para o presidente da AMPEB, Lucas Santana, a edição baiana superou as expectativas ao conectar a atuação do MP às demandas reais da sociedade civil. “A intenção do congresso sempre foi ampliar a visibilidade do tema, aumentar a participação dos membros e conectar o Ministério Público às demandas contemporâneas. Tivemos mais que o triplo de inscritos em relação ao evento anterior, além da presença da iniciativa privada e de órgãos públicos. Alcançamos nosso objetivo e deixamos um legado”, celebrou.

Ministério Público do Estado da Bahia Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Conselho Nacional do Ministério Público