Decana do Colégio de Procuradores do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a procuradora de Justiça Elna Leite Ávila Rosa tomou posse, nesta segunda-feira (9), como ouvidora da instituição. Ela desempenhará a função durante o biênio 2024/2026.
Em seu discurso, Elna destacou o papel fundamental da Ouvidoria do Ministério Público na construção de um espaço democrático de diálogo entre a sociedade e o parquet baiano. “Mais que ouvir, escutar. Afinal ouvir é um ato passivo enquanto escutar é uma ação que requer atenção e compreensão […] Esse é um compromisso com a ética, com a integridade e, acima de tudo, com a eficiência que assumo integralmente neste momento como ouvidora”, afiançou a empossada.
O presidente Marcelo Miranda desejou que a nova ouvidora consiga levar o MP-BA para ainda mais perto da sociedade. “Dra Elna, a Sra vai para um cargo que a missão é ouvir os colegas, o povo, todas as pessoas para tentar, de alguma forma, auxiliar na condução do Ministério Público. Só tenho a agradecer por ter disponibilizado seu nome para enfrentar mais esse desafio e saiba que a sua associação está ao seu lado, como sempre, para que faça uma gestão com absoluta segurança, com todo seu zelo e seu toque de qualidade”, afirmou Miranda.