O sonho de fazer parte do Ministério Público se tornou realidade, na quinta-feira (2), para Alysson Batista da Silva Flizikowski, Priscilla Andrade Figueiredo Lisbôa, Victor César Meira Matias, Marina Miranda Almeida das Neves, Bernardo Barbosa Sarkis, Leandro Carvalho Duca Aguiar, Caroline Vianna Longhi, Iranildo Lima da Costa Junior e José Franclin Andrade de Souza. Eles tomaram posse como promotores de Justiça substitutos, durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça da Bahia.
A cerimônia, realizada na sede do Ministério Público estadual, no CAB, também foi transmitida ao vivo pelo Youtube e pôde ser acompanhada pelos familiares e amigos dos novos membros do MP-BA, que celebraram a conquista dos novos promotores.
Escolhido como orador da turma, Alysson Batista da Silva Flizikowski lembrou aos colegas que a aptidão é um processo contínuo. “Não basta ser apto, é preciso continuar apto. Desejo que tenhamos sabedoria nos casos difíceis; que não percamos a diligência nos casos supostamente fáceis; que tenhamos humildade para retroceder quando estivermos equivocados e a ombridade de mudar para o caminho certo, para que não nos falte sensibilidade na análise dos autos processuais, lembrando que sempre que, por trás daqueles milhares de documentos, existem pessoas reais”, pontuou Flizikowski.
O presidente da Ampeb, Adriano Assis, citou que os novos promotores agora fazem parte do Ministério Público mais antigo das Américas e, após momentos de muitas privações para conquistarem a aprovação no concurso público, terão uma longa e dignificante carreira pela frente.
“Vocês, colegas, são dignos de todos os elogios, de todo o reconhecimento, assim como os seus familiares e amigos que estiveram ao lado de vocês durante todo esse tempo. Apesar de cortarem essa fita de chegada, darão, agora, um tiro de largada: são membros do Ministério Público, escolheram uma linda carreira, muito dignificante e muito importante para o nosso país, por diversas razões, e para o nosso estado em particular. A Ampeb fará de tudo para que se sintam confortáveis e tranquilos para no exercício dessa nobre missão que é representar o Ministério Público da Bahia”, declarou Assis.
A corregedora-geral do MP-BA, Cleonice Lima, destacou que os novos membros não precisam temer a Corregedoria, pois o papel do órgão também é de orientar. A fiscalização e a responsabilização são etapas posteriores, sendo que a última só ocorre quando é realmente necessário. “Temos uma Corregedoria moderna, conquista consolidada com a ajuda de muitas mãos. Vejo sempre com muita alegria a chegada de novos colegas”, acrescentou Cleonice.
A procuradora-geral de Justiça da Bahia, Norma Angélica Cavalcanti, salientou em seu discurso que compete ao MP a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais individuais. “O trabalho do Ministério Público é uma obra de construção coletiva, pois somos um órgão eternamente em construção, um porta-voz da cidadania, somos iguais em direitos e deveres, por isso todos membros. Peço que vocês vivam o presente com sabedoria, ouçam o povo, dialoguem com os poderes públicos e valorizem a comarca em que vão trabalhar”, pediu a PGJ.
A mesa solene contou ainda com as presenças do procurador-geral de Justiça Adjunto, Paulo Marcelo de Santana Costa; da procuradora-geral de Justiça Adjunta para Assuntos Jurídicos, Wanda Valbiraci Caldas; da ouvidora do MP, Elza Maria de Souza; da procuradora-geral Adjunta para Assuntos Administrativos do Estado, Luciane Croda; do procurador-geral do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado, Antônio Tarciso Souza; do chefe de gabinete do MP, Pedro Maia; do secretário-geral do MP, Alexandre Soares; e do diretor tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Bahia, Hermes Hilarião Teixeira Neto.